Neste post vou falar um pouco da importância do e-mail nos negócios online. Como o título deste meu artigo já diz: -Tudo começa pelo e-mail.
Ou seja, o e-mail é a estrela principal de qualquer processo de vendas online, e ele tem preço de ouro, já explico porque.
Atualmente é através do e-mail que se viabiliza qualquer tipo de tratativa e início de relacionamento, sem ele você não obterá nenhum tipo de resultado de vendas online. Seja ela através de um e-commerce ou até mesmo em um processo semi offline. Até porque nos dias de hoje é difícil dizer que ainda exista negócios totalmente offline, mas isso é tema para outro artigo/post.Como vocês sabem, nossa especialidade é o e-commerce, porém também fazemos algumas ações de marketing online fora dos processos online, vou abordar também como trabalhar a coleta de e-mail nestes processos.
Nos processos de e-commerce, além dos modais para captura de e-mail o melhor lugar para capturar e-mail é no checkout. No modal, na maioria das vezes o usuário acaba fechando, pois é meio chato, porém no checkout tenho visto um erro muito comum e que é bem simples de corrigir. O erro é que os lojistas não pedem o e-mail como primeira informação, e na maioria das vezes o desenvolvedor empurra o one step checkout como a melhor das ferramentas para converter mais. Esta informação de que ele convertia mais, foi criada pelo pessoal que vendia o one step na época. Não há dados concretos de que ele converta mais. Porém nosso papo aqui é o e-mail, no One step checkout as informações ficam todas na mesma tela, ou seja, se o cliente abandonar a compra, você não capturou nenhum tipo de informação dele. Já no checkout com mais de um passo, o ideal é primeiro pegar o e-mail para ele só assim passar para a próxima tela. Ou seja, você capturou a informação mais valiosa de um cliente: O E-MAIL. Se ele abandonar a compra, você pode colocar ele em uma lista de automação de marketing e trabalhar duro para converter ele em um cliente. As vezes a melhor forma de converter é enviado cupons de descontos ou benefícios que levarão ele a comprar na sua loja.
Como tudo começa pelo e-mail, se eu não tiver um e-commerce, como devo proceder para conseguir uma lista que não seja comprada? Simples, produza um material como um e-book, um cursos gratuíto ou qualquer outros tipo de material com foco no seu possível cliente, e ofereça ele de forma gratuita para download. Crie uma landing page para o seu material possa ser divulgado e integre ele a alguma ferramenta de automação de marketing. Para que ele possa baixar o material, solicite que ele coloque o seu e-mail e confirme. Uma vez ele na sua lista de e-mail, é hora de você trabalhar ele dentro do seu funil de vendas.
Já tenho uma lista de e-mail no meu outlook ou até mesmo no gmail, posso usar? Olha, nem sempre é tão simples assim, pois por mais que você já tenha trocado alguns e-mails com a pessoa ou a empresa, não significa que está autorizada para enviar e-mail. Este é um erro muito comum que os gestores cometem. Principalmente quando a empresa troca de gestor, ou entra um novo gerente de vendas. Ele pega as listas de contato e já sai enviando e-mails para todos mundo. O ideal seria você ligar para a pessoa, ou enviar um convite opt-in para baixar um e-book ou algum material. Havendo o interesse neste material a pessoa baixará, caso não haja interesse ela vai se descadastrar. Havendo o interesse, é hora de você colocar ela em uma lista de automação e ir minerando as informações conforme ele for demonstrando interesse, até você fazer a sua primeira conversão.
Espero que tenham gostado, até o próximo.