Funil de Vendas - Lojas Virtuais - Vendas - Ecommerce - b2b - SEO - Inbound - Porto Alegre - São Paulo
  • Sobre Nós
  • Serviços para E-commerce
  • Cases
  • Quero Conversar
Escolha uma Página

Vale a pena estar em marketplaces?

por Adriano Lucas | fev 7, 2018 | Geral | 0 Comentários

Vale a pena estar em marketplaces?

Colocar a sua loja em um grande centro comercial parece ser sempre uma boa alternativa para aproveitar o fluxo de clientes e garantir vendas. Mas seja nos shoppings de lojas físicas ou nos marketplaces virtuais isso também significa arcar com custos extras.

Alto custo

Vale a pena estar em marketplaces

Vale a pena estar em marketplaces?

Se nos malls se paga até 14º aluguel, no mundo virtual, a comissão dos marketplaces gira em 20%, mas pode chegar a 30. Uma fatia considerável, considerando a operacionalidade de uma loja virtual e demais canais de um e-commerce.

Com estratégias bem planejadas de SEO e Marketing Digital o investimento é muito menor que isso. Sem falar da cobrança da taxa de antecipação de recebíveis nas transações a crédito. Quando a venda é feita diretamente na loja virtual ou demais canais do seu e-commerce, é possível vender à vista com boleto ou ainda buscar outras formas de evitar a antecipação de recebíveis.

Para participar do place serão necessárias, também, integrações entre sistemas de informação (seu ERP com o da plataforma) para gerir as vendas e o faturamento com o mesmo controle que se tem com as vendas na própria loja. Haverá, portanto, um gasto com tecnologia, principalmente se o seu ERP não oferecer essa integração.

Não retenção do consumidor

Vale a pena estar em marketplaces

Vale a pena estar em marketplaces?

Quando o cliente opta por um marketplace está focado em achar um produto específico pelo melhor preço. Por mais que a avaliação do vendedor seja um indicativo forte para a consumação do negócio, assim como o prazo de entrega e o custo do frete, para a maioria das pessoas a experiência de compra percebida é em relação ao site inicial. Muito provavelmente, ele não se lembrará da loja, mas reforçará as boas oportunidades oferecidas pelo marketplace.

Fazer parte desse shopping virtual é, muitas vezes, o equivalente a abrir um negócio bem ao lado do seu principal concorrente, afinal são vários lojistas de diferentes segmentos buscando visibilidade e vendas. A canibalização é um grande perigo se a única estratégia de sobrevivência for a redução da margem de lucro.

Desafios e estratégias para ser independente e bem sucedido 

Vale a pena estar em marketplaces

Vale a pena estar em marketplaces?

Iniciar (e manter) um negócio é difícil em qualquer modelo. Mesmo para quem opta por um negócio totalmente virtual é preciso seguir alguns passos fundamentais: pensar o modelo de negócio, definir o público-alvo, conquistar mercado, solidificar a marca, manter o volume de vendas.

Isso inclui garantir uma logística eficiente, com entrega rápida e valor de frete atrativo. Esse pode ser a maior dificuldade dos pequenos e médios lojistas, mesmo quando conseguem criar nichos em que escapam da concorrência dos grandes players.

Inteligência operacional e investimento em marketing digital são prioritários.

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Adriano Lucas
Sócio e Head de Marketing

Especialista em E-commerce, Performance, CRM e Vendas. Amante do empreendedorismo e entusiasta de soluções Open Source.

 

 

Tercerize - Especializada em entrega de resultados, Vendas, Inbound Marketing, Outbound, E-commerce - São Paulo - Porto Alegre
Como posso ajudar?