A maioria das pessoas não sabem ainda que as Inteligências Artificiais já ultrapassaram os limites da ficção científica e já estão inseridas no dia-a-dia de pessoas e empresas. O exemplo mais comum de como as A.I já estão facilitando nossa vida sem que sequer percebamos são os chatbots: junção das palavras chat (palavra em inglês para conversar) e robot (palavra em inglês para robô), são, por definição, uma ferramenta que está revolucionando o atendimento à clientes através da automatização de respostas pelos canais de comunicação com o cliente, otimizando o tempo de resposta à dúvidas e demandas e proporcionando a possibilidade de programar respostas personalizadas.
Pra quem está pensando que isso é uma super-novidade, infelizmente temos que te dar uma notícia: os chatbots já estão sendo usados por grandes empresas em diversas empresas ao redor do mundo. Possivelmente, talvez você até mesmo já tenha interagido com um e não percebeu. Mas não se sinta caindo em uma cilada, Bino! O propósito dos chatbots é exatamente proporcionar um atendimento qualificado e personalizado, de maneira que dialogue com o cliente da maneira mais realista possível.
A personalização do atendimento através do uso de chatbots: vantagem para o cliente e para o seu negócio
A personalização do atendimento através do uso de chatbots: vantagem para o cliente e para o seu negócio
A chave do sucesso do seu negócio passa pelo processo de captura de leads qualificados, conversão em clientes e fidelização. Para cumprir estas etapas e garantir que alguém interessado em seu serviço ou produto se torne um cliente fidelizado, a personalização do atendimento é essencial. Ter um diferencial é outro pré-requisito, e este diferencial muitas vezes se dá no foco em um atendimento empático e ágil, que entenda as necessidades e desejos do cliente e atenda à essas demandas rapidamente: uma pessoa que é bem atendida pode, inclusive, tornar-se parte de uma rede de marketing de defensores, que configura parte essencial da construção de um marketing digital efetivo para e-commerce.
Se você está procurando por uma maneira de otimizar o processo de personalização do atendimento com baixo investimento e margem de erro e grande possibilidade de retorno positivo, os chatbots são a solução: a ferramenta que automatiza respostas instantâneas é uma economia de tempo e recursos para qualquer tipo e-commerce, pois ao invés de perder horas do seu dia de trabalho respondendo mensagem por mensagem, ou pagar alguém para desempenhar única e exclusivamente esta tarefa maçante e muitas vezes desgastante, você pode investir em uma ferramenta que faz tudo isso por você.
10 motivos para usar o chatbot no seu e-commerce
- Captura de leads (inserção do e-mail para conversar com o chatbot);
- Disponibilidade de atendimento em tempo integral;
- Automatização e segmentação de acordo com o tipo de persona;
- Atendimento padronizado em diferentes canais de comunicação;
- Nova forma automatizada de entrar em contato com possíveis leads;
- Estreitar a relação com o cliente no pré, durante e pós-venda;
- Direcionamento ao funil de vendas;
- Auxiliar na jornada de compra;
- Abordagem proativa, empática e ágil com diferentes tipos de público;
- Otimização de processos internos;