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A maioria das pessoas não sabem ainda que as Inteligências Artificiais já ultrapassaram os limites da ficção científica e já estão inseridas no dia-a-dia de pessoas e empresas. O exemplo mais comum de como as A.I já estão facilitando nossa vida sem que sequer percebamos são os chatbots: junção das palavras chat (palavra em inglês para conversar) e robot (palavra em inglês para robô), são, por definição, uma ferramenta que está revolucionando o atendimento à clientes através da automatização de respostas pelos canais de comunicação com o cliente, otimizando o tempo de resposta à dúvidas e demandas e proporcionando a possibilidade de programar respostas personalizadas.

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Chatbots: otimização e personalização do atendimento através das Inteligências Artificiais

Pra quem está pensando que isso é uma super-novidade, infelizmente temos que te dar uma notícia: os chatbots já estão sendo usados por grandes empresas em diversas empresas ao redor do mundo. Possivelmente, talvez você até mesmo já tenha interagido com um e não percebeu. Mas não se sinta caindo em uma cilada, Bino! O propósito dos chatbots é exatamente proporcionar um atendimento qualificado e personalizado, de maneira que dialogue com o cliente da maneira mais realista possível.

Em uma palestra veiculada pelo The New York Times acerca do assunto, o CEO do Facebook Mark Zuckerberg resumiu, em tradução livre, a função dos chatbots e sua importância para o futuro do digital business: “Deveríamos sermos capazes de enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que enviamos para um amigo, tendo uma resposta rápida. Isso não deveria exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E não deveríamos ter que instalar um novo aplicativo para fazer isso.”

A personalização do atendimento através do uso de chatbots: vantagem para o cliente e para o seu negócio

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Chatbots: otimização e personalização do atendimento através das Inteligências Artificiais

A personalização do atendimento através do uso de chatbots: vantagem para o cliente e para o seu negócio

A chave do sucesso do seu negócio passa pelo processo de captura de leads qualificados, conversão em clientes e fidelização. Para cumprir estas etapas e garantir que alguém interessado em seu serviço ou produto se torne um cliente fidelizado, a personalização do atendimento é essencial. Ter um diferencial é outro pré-requisito, e este diferencial muitas vezes se dá no foco em um atendimento empático e ágil, que entenda as necessidades e desejos do cliente e atenda à essas demandas rapidamente: uma pessoa que é bem atendida pode, inclusive, tornar-se parte de uma rede de marketing de defensores, que configura parte essencial da construção de um marketing digital efetivo para e-commerce.

 

Se você está procurando por uma maneira de otimizar o processo de personalização do atendimento com baixo investimento e margem de erro e grande possibilidade de retorno positivo, os chatbots são a solução: a ferramenta que automatiza respostas instantâneas é uma economia de tempo e recursos para qualquer tipo e-commerce, pois ao invés de perder horas do seu dia de trabalho respondendo mensagem por mensagem, ou pagar alguém para desempenhar única e exclusivamente esta tarefa maçante e muitas vezes desgastante, você pode investir em uma ferramenta que faz tudo isso por você.

10 motivos para usar o chatbot no seu e-commerce

  • Captura de leads (inserção do e-mail para conversar com o chatbot);
  • Disponibilidade de atendimento em tempo integral;
  • Automatização e segmentação de acordo com o tipo de persona;
  • Atendimento padronizado em diferentes canais de comunicação;
  • Nova forma automatizada de entrar em contato com possíveis leads;
  • Estreitar a relação com o cliente no pré, durante e pós-venda;
  • Direcionamento ao funil de vendas;
  • Auxiliar na jornada de compra;
  • Abordagem proativa, empática e ágil com diferentes tipos de público;
  • Otimização de processos internos;