Normalmente, a necessidade de buscar por uma agência de e-commerce surge quando o empreendedor já tem o projeto de loja virtual definido. Mas, na verdade, a agência de e-commerce é somente uma das diversas opções possíveis para levar adiante os processos de planejamento, layout, implantação e tudo que se relaciona com o projeto.
Contratar uma agência de e-commerce é a melhor opção a ser levada em consideração no momento de realizar uma loja virtual, principalmente pelo fato de que não é uma tarefa tão simples assim e deve ser executada por uma equipe realmente capacitada para isso. Mais adiante lhe mostrarei os motivos!
Uma boa agência de e-commerce deve ter a capacidade de auxiliar sua loja virtual a crescer mais rapidamente, a gerar bons resultados e principalmente: gerar lucro! É assim que conseguimos enxergar o que chamamos de uma boa relação “custo x benefício”. Através dos resultados.
Todo proprietário de uma empresa quer evoluir, gerar mais vendas, mais pedidos, expandir no seu segmento e ter sua marca mais consolidada do mercado, mas sabemos que no caminho por essas conquistas, surgem grandes desafios. Com mais vendas, há mais pedidos para processar, exige melhor gestão em sua logística e mais responsabilidade na prestação de serviços para seus clientes.
E como expandiu suas vendas, a loja virtual vai necessitar de mais canais de divulgação, atualização de otimização em mecanismo de busca e mídias sociais. Em todos esses processos e os que mais surgirem ao longo do tempo, com uma agência de e-commerce trabalhando junto com você, nada será um problema!
O problema mesmo é encontrar uma boa agência para o seu negócio. Com a popularização do comércio eletrônico, muitas empresas passaram a se autodenominar “especialistas em e-commerce”, e na verdade não são.
Quando você for definir a empresa de e-commerce que irá trabalhar no seu projeto, pense e analise bem, pois é só colocar no Google que não faltará opções. O “Q” da questão é: qual é a melhor, então?
Entenda alguns itens que devem ser avaliados ao escolher uma agência de e-commerce:
- Quanto tempo ela se encontra no mercado? Os funcionários são capacitados?
- Tem um bom portfólio? Nele contém empresas conhecidas e/ou confiáveis?
- Trabalha com mais de uma plataforma? Se encaixa no meu tipo de negócio?
- Domina somente uma parte ou todo o processo de e-commerce?
- A empresa deu prazo de realização do projeto? boas agências trabalham com os prazos certos de e-commerce e com um contrato onde consta todas as informações necessárias e etapas do projeto.
Agora pense, será mesmo que todas as agências de e-commerce listadas na sua pesquisa do Google correspondem ao perfil que você precisa? Todas elas são realmente especialistas (sabem o que estão fazendo)?
Se ainda não tem certeza, veja serviços essenciais que uma agência de e-commerce deve oferecer:
- Análise do mercado, dos clientes, dos fornecedores, do público-alvo, do modelo de negócios que você ou sua empresa pretende aplicar na criação ou otimização de uma loja virtual.
- Planejamento e desenvolvimento da loja virtual, desde as primeiras ideias, passando pela estruturação e design, até a sua publicação, divulgação e primeiras vendas.
- Criação da interface da loja online com seus menus, botões, imagens e diagramações com base na forma, função e usabilidade.
- Serviços de consultoria
- Tudo que envolve marketing digital, como SEO, E-mail Marketing e outros tipos de campanhas web de Marketing para loja virtual.
- Criação de promoções, relatórios dos acessos e conversões em vendas, a administração e otimização constante da loja online.
Ok. Já vimos o porque contratar uma agência, o que elas devem oferecer, o que não pode faltar, mas você ainda não sabe qual a melhor agência para seu tipo de e-commerce.
Por isso, é importante seguir os pontos abaixo, para garantir a diminuição do risco de escolher uma empresa que não estará apta a ajudá-lo a atingir suas metas e objetivos.
- Entenda a abrangência dos serviços prestados pela agência, ou seja, existem equipes separadas em funções? Os resultados dos clientes, de maneira geral, tendem a ser muito melhores quando a agência trabalha em várias frentes e consegue disseminar esse conhecimento.
- Questione sobre a equipe que vai te atender: uma equipe bem estruturada, com um profundo conhecimento e competente, certamente irá gerar os resultados que está procurando.
- Entenda se a agência tem conhecimento da indústria do seu negócio.
- A agência precisa entender o que é seu projeto, como funciona, quais são as desvantagens e as oportunidades, ela tem que lhe transmitir isso. Discutir temas mais complexos como o papel de cada mídia ao longo das etapas do funil de conversão pode ser, por exemplo, interessante para entender a profundidade técnica da agência.
Agora, ainda não tem certeza se vai contratar uma agência de e-commerce? Acha que é muito trabalho?
Separamos alguns exemplos de como uma agência pode ajudar sua loja a crescer (e muito!).
Publicidade – Agências boas tem experiência com dezenas ou mesmo centenas de campanhas bem sucedidas, e sempre está medindo a eficácia da publicidade. Além disso, irão fornecer cronogramas detalhados, etapas, monitoramento e análise de tudo. Você não terá que criar anúncios, gerenciar o Google AdWords, analisar concorrentes. Uma agência pode fazer todas essas coisas e poupar tempo a cada semana. Também lhe proporcionarão mais lucro, pois saberão exatamente a quantia certa a investir nos anúncios e o empresário sem experiência e sozinho não conseguirá medir isso, podendo gastar mais com menos resultados.
Marketing de Conteúdo – Artigos, gráficos ou vídeos poderão ser produzidos e distribuídos com o objetivo de atrair, envolver, converter e reter clientes, assim como a descrição de seus produtos. Marketing de conteúdo gera valor a marca. Agências especializadas irão te auxiliar ou até mesmo planejar, criar e publicar o conteúdo certo em seu blog ou em mídia social, só vai depender da situação e do contrato mesmo.
E-mail Marketing – É uma estratégia ainda muito eficaz, muitas vezes é possível enviar um e-mail e conferir o aumento de vendas por hora ou por dia. O problema é que a maioria das empresas fazem errado! Os e-mails devem ser enviados por segmento e de forma personalizada, não genericamente e para todo os leads. Uma boa agência de e-mail marketing pode fazer todas essas coisas.
Social Media – Um e-commerce deve utilizar as redes e mídias sociais para aumentar seu envolvimento no mercado, é essencial. Porém fazer isso exige posts regulares para criar envolvimento com os clientes, o que precisa de atenção e disponibilidade de tempo, tudo que uma agência contratada pode proporcionar!
Plataforma e Usabilidade – Na maioria dos casos, poucos empresários optam em abrir uma loja online por terem habilidades técnicas. A grande maioria não tem e não possui colaboradores dedicados para projetar e desenvolver um site de comércio eletrônico moderno ou mesmo a integrar esse site com outros serviços e sistemas. Por isso é importante a contratação de agências.
Uma boa agência de e-commerce pode ser o diferencial entre o sucesso ou não do seu projeto. Pense nisso!