A agência de Inbound Marketing faz uso da metodologia, popularmente chamada de “marketing de atração”, que engloba diversas estratégias de marketing digital para atrair e converter clientes usando conteúdos de forma relevante para o público. Portanto, a partir disso, é possível mensurar os resultados dessas ações de maneira mais simples.
Até porque um dos objetivos de qualquer empresa no mercado é se destacar e se diferenciar da concorrência. Com o surgimento da modernidade atrelada a internet e vendas online, o mercado encontra-se saturado e com uma quantidade significativa de empresas vendendo produtos e serviços online. E, por isso, é imprescindível buscar mais espaço e visibilidade dentro desse mercado com a ajuda de uma agência especialista em Inbound Marketing.
Sabe-se que a briga por espaço nesse tipo de ambiente é um pouco mais difícil, visto que todos estão batalhando para ganhar destaque. No entanto, existe uma estratégia que visa gerar mais lucro de uma maneira de fácil produção, o chamado Inbound Marketing.
Antes de nos aprofundar mais no conteúdo, é importante você compreender o que é o conceito de Inbound Marketing. Então vamos lá!
O que é Inbound Marketing?
O conceito de Inbound Marketing começou a se popularizar a partir de 2009 nos Estados Unidos. Desde essa época, a metodologia já era muito utilizada por empresas de sucesso para atrair mais clientes. Com o tempo, o Inbound Marketing explodiu e tornou-se cada vez mais comum nas empresas espalhadas pelo mundo, tanto as de pequeno quanto as de grande porte.
O Inbound, portanto, nada mais é do que uma metodologia que consiste em atrair possíveis clientes, converter, gerar mais vendas e reforçar a autoridade da empresa perante a audiência. Tudo isso a partir de conteúdos em blog posts, anúncios e estratégias bem planejadas. Assim, o Inbound Marketing se diferencia do Outbound Marketing – marketing tradicional – pois, nesse caso, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.
Isto é, serão realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para o seu blog ou site. Com isso, cria-se um relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento se dá por meio de conteúdos personalizados com informações, dicas e tudo o que tiver a ver com o posicionamento e o segmento de mercado que a sua empresa pertence.
Para que serve o Inbound Marketing?
Atualmente, é impossível não estar no ambiente virtual. Existe até um princípio que diz que se a sua empresa não está na internet, então ela é invisível, até porque é no universo virtual em que tudo acontece. Por isso, estar fora dele pode ser um grande erro. Entretanto, estar na internet também é uma grande responsabilidade, pois a sua empresa também precisa se destacar entre a concorrência para estar visível para os seus clientes e possíveis clientes. E é exatamente por essa razão que o Inbound Marketing é relevante.
Toda empresa que deseja estar online precisa utilizar o conceito de Inbound Marketing como método principal de conquista de clientes. É possível adaptá-lo e empregá-lo em qualquer tipo de empresa, fazendo uso apenas de conteúdos de entretenimento, informações e utilidades para reforçar a marca.
Para exemplificar para que o Inbound Marketing serve, confira a lista abaixo:
- Aumento da visibilidade do seu negócio: a sua empresa terá mais destaque no mercado de forma totalmente orgânica e econômica;
- Atração de clientes em potencial: com o Inbound Marketing é possível atrair o maior número de clientes com poucos investimentos, apenas seguindo o planejamento e a estruturação da metodologia;
- Otimização do processo de vendas: o Inbound Marketing irá educar os seus potenciais clientes, de modo que acessem a sua loja já sabendo exatamente qual produto/serviço da sua loja será a solução certa.
Etapas do Inbound Marketing
Para funcionar de forma plena, a metodologia segue uma sequência lógica de etapas. Desse modo, o Inbound Marketing passa pelas seguintes etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Atrair
Nessa etapa, é importante sempre lembrar que: um site sem visitas é um site sem leads e sem leads, não há vendas. Por consequência disso, a etapa de atração foca na construção de ações para chamar a atenção e atrair as pessoas que se interessaram no assunto por livre e espontânea vontade. Ou seja, quem for atraído pelas ações se tornará um público mais engajado e mais propenso a consumir o seu produto/serviço.
A etapa de atrair divide-se em 4 formas:
Blog
O blog é atrelado a estratégia de Marketing de Conteúdo, uma vez que são produzidos conteúdos de qualidade totalmente pensados no público-alvo e na etapa que se encontram. Por isso, no blog é preciso ter muito planejamento porque não se trata apenas de orientar o usuário na jornada de compra. E sim cuidar do relacionamento com o possível cliente e ainda fazê-lo se identificar com o seu negócio;
SEO
Essa estratégia tem o intuito de tornar o seu site um local visível para todos os usuários que fazem pesquisas relacionadas ao seu nicho de mercado. Isso é feito por meio de palavras-chave que podem estar em seus conteúdos ou dentro do seu próprio site. Para entender mais sobre o assunto, acesse o conteúdo SEO para e-commerce;
Links patrocinados
Anúncios pagos feitos no momento certo podem ter um ótimo resultado em uma estratégia de Inbound Marketing. Para isso, basta apenas compreender qual momento é esse. Podendo ser por meio de anúncios na pesquisa (Search), anúncios em banners na rede de conteúdo (Display) e/ou Facebook Ads;
Redes Sociais
Sendo excelentes canais para a atração de público, as redes sociais são ambientes fundamentais para a sua empresa estar presente. Existem diversas maneiras de utilizar as redes sociais ao seu favor, como divulgação de conteúdos, contato com os clientes, melhora do relacionamento e entre outros. Como também, por meio delas a sua empresa pode traçar o perfil e interesse de grande parte dos usuários da plataforma. O que auxilia muito na personalização dos conteúdos de Inbound Marketing.
Converter
Já na etapa de conversão, o usuário já tornou-se visitante e precisa virar um lead! Ou seja, nesse contexto, a conversão seria a ação do usuário passar as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício atribuído pelo seu negócio, como um material informacional ou um e-book.
Mas como converter usuários?
Bom, para começar existe uma maneira muito simples de converter usuários, a chamada criação de ofertas. Elas podem ser divididas em: ofertas diretas e ofertas indiretas. As diretas são aquelas ofertas que estão mais focadas para a compra ou fechamento de negócio, como pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito de um produto, bate papo sobre um certo serviço e entre outros. Já as ofertas indiretas possuem o objetivo de educar e solucionar os problemas do leads em forma de e-books, webinars, etc.
Além disso, outra maneira de conversão é através da Landing Pages que consistem em páginas de aterrissagem que possuem o único objetivo de converter o visitante do seu site. Para auxiliar nessa conversão, as Landing Pages possuem os seguintes elementos básicos:
- Call-to-actions: frases, botões e gatilhos mentais que estimulam o usuário a realizar uma certa ação;
- Formulários: local onde o usuário vai preencher os seus dados para futuro contato ou em troca de uma recompensa;
- Headline: foca em captar a atenção do usuário em apenas uma frase.
Por fim, outra estratégia para conversão é o CRO (otimização de conversão) que molda a experiência do usuário de forma amigável para que as suas ações sejam direcionadas ao objetivo principal da página: a conversão. Conceitos como copywriting, teste A/B e entre outros fazem parte dessa estratégia.
Relacionar
A etapa de relacionar do Inbound Marketing é pensada naqueles usuários que ainda não estão convencidos ou educados o suficiente para se identificar com a sua proposta de produto/serviço. Por isso, a estratégia divide-se em:
- Email marketing: é um importante canal que resulta em um alto ROI (retorno sobre o investimento). Por meio dele, a sua empresa terá mais facilidade de alcançar toda a sua base de leads em comparação aos outros meios, como as redes sociais e o blog. Se a campanha for bem feita, ela trará resultados imediatos. Existem dois tipos de e-mail marketing: os emails promocionais cujo objetivo é promover ofertas. E a newsletter que consiste em um e-mail enviado periodicamente com conteúdos, artigos, dicas e informações importantes sobre a sua empresa.
- Automação de Marketing: é uma maneira de nutrir os seus leads, considerando o interesse e o momento da jornada de compra em que eles se encontram;
- Nutrição de leads: é o que vai manter o seu relacionamento com o cliente para auxiliar a sua base de leads a solucionar os seus problemas e aproveitar oportunidades.
Vender
Após todo esse trabalho de atração, conversão e relacionamento com os seus leads, o resultado é certeiro: mais oportunidades de negócio. Por isso, chegou a hora da etapa de vendas!
Essa etapa vai depender muito de como o seu processo de vendas funciona, pois ele pode ocorrer tanto dentro do próprio site ou externamente que necessita o contato entre o vendedor e o potencial cliente. Nessa etapa, aplica-se às práticas de Inbound Sales, como Lead Scoring, Inbound Sales e CRM.
Analisar
Por fim, a etapa de análise tem o foco em avaliar os seus resultados após todas as etapas anteriores e comprovar o ROI com base nos dados obtidos. Nessa etapa, há a possibilidade de ter uma precisão de resultados para ver em que a estratégia precisa melhorar e o que está dando certo. Nesse caso, essa mensuração pode ser feita por ferramentas de Web Analytics ou até mesmo pelo RD Station.
Afinal, o que é uma agência de Inbound Marketing?
Depois de todo esse extenso conteúdo, você deve estar convencido/a de que precisa adaptar os seus negócios ao Inbound Marketing. Porém, ainda não sabe como e com quem contar para realizar essa metodologia em sua empresa. De fato, o Inbound Marketing ainda é um assunto um pouco complexo e, por isso, deve ser feito por quem entende do assunto. Ou seja, por uma agência de Inbound Marketing, como a Tercerize, que seja especialista na implementação dessa metodologia.
Mas caso você não entenda o que uma agência de Inbound Marketing faz em um negócio ou para você que não acha que contar com uma agência de Inbound Marketing seja a melhor opção, conheça as vantagens e benefícios de contar com a Tercerize para fazer Inbound no seu negócio:
Entrega de resultados mensuráveis
Quer ver resultados? Então com o Inbound Marketing você verá! Um dos nossos primeiros focos de uma agência de Inbound Marketing é entregar os resultados de vendas na mão do nosso cliente, uma vez que, no fim, é apenas isso que importa. Com essa metodologia e com a ajuda especializada da Tercerize, o Inbound Marketing vai facilitar o retorno sobre investimento de modo que irá provar que a sua estratégia de negócio foi totalmente lucrativa.
Aumento da receita
Atrelado a entrega de resultados, está o aumento da receita. O nosso objetivo é fornecer oportunidades de negócios aos nossos clientes de uma forma mais estratégica e planejada, se diferenciando totalmente de métodos tradicionais e simplistas do mercado que não trazem tanto resultado.
Atração de público
Por meio da autoridade construída com os conteúdos promovidos no blog, nas redes sociais e nos e-mails, você terá uma maior porcentagem de visitantes em seu site, o que resultará em um maior tráfego e, consequentemente, em mais vendas com a ajuda de uma agência de Inbound Marketing.
Transformando as oportunidades em vendas
De nada adianta atrair público, mas não transformá-lo em cliente, não é? Pensando nisso, a Tercerize foca na transformação desses visitantes em leads, de modo que eles entrem na base de contato do seu negócio e, logo, tornem-se clientes da sua empresa.
Agora que você já sabe o que é uma agência de Inbound Marketing e qual é a sua importância para o comércio eletrônico, que tal melhorar as suas vendas? A sua empresa também pode se tornar um sucesso imediato, precisa apenas de boas estratégias. E disso, a Tercerize entende!
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