Agência de inbound marketing

O inbound marketing é conhecido como um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo atrair e converter clientes usando conteúdo que seja relevante. Ao contrário do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes. Mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. 

Está em busca de uma agência de inbound marketing e não sabe onde encontrar? Nós podemos te ajudar. Continue lendo e saiba mais.

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O inbound marketing

O conceito de inbound marketing surgiu nos Estados Unidos e começou a se popularizar lá por 2009, após o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” do autor Brian Halligan e Dharmesh Shah. 

De 2009 pra cá, o inbound marketing acabou explodindo e a cada dia que passa mais empresas de diferentes portes estão aderindo a esse famoso método para conquistar mais e mais clientes. Além de gerar mais vendas e reforçar sua autoridade frente a sua audiência. 

A tradução de Inbound Marketing é marketing de atração e a principal diferença entre o marketing tradicional (que conhecemos como outbound marketing) e o inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. 

Ou seja, o inbound marketing é uma estratégia com ações que possuem como intuito atrair o potencial cliente para o seu blog ou site. A partir dessa atração, é realizado todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento costuma ser desempenhado através de conteúdos personalizados e autorais. 

Através desse tipo de conteúdo é possível educar a sua audiência e potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa. Além de transformá-la em uma referência para um determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes. 

Qual a função do inbound marketing?

 A cada ano que passa, vai ficando mais difícil separar o offline e o online. Nos dias de hoje, a internet está presente em praticamente todos os lugares e em todas as nossas rotinas. 

Por conta disso, toda empresa pode utilizar os conceitos do inbound marketing como um método dentro do seu negócio, independentemente de ter um comércio eletrônico. Além disso, é possível adaptar e inserir essa estratégia em qualquer tipo de empresa, basta utilizar as informações corretas para entregar conteúdos ricos para seus clientes e fortalecer a sua marca. 

Apesar da diferença, o Inbound Marketing acabou atingindo patamares que o marketing tradicional não conseguiu. A principal diferença entre eles é que no inbound marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimentos e não um centro de custo. Isso porque, todas as ações de inbound marketing podem ser mensuradas. Ou seja, é possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha através de ferramentas de web analytics. Diferente de um outdoor, por exemplo, que não pode ser mensurado. 

Ao ter o conhecimento de todas essas informações importantes, é possível otimizar todas as campanhas do seu negócio para que elas tenham um melhor ROI. Ou seja, o retorno do investimento. É por conta disso que as empresas mais inovadoras do mercado estão utilizando o inbound como uma agressiva estratégia de marketing. Você pode utilizar o Inbound marketing em 5 grandes ações, são elas:

  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Diminuir o custo de aquisição dos seus clientes;
  • Atrair clientes em potencial;
  • Gerar conteúdos que fazem diferença na vida dessas pessoas;
  • Tornar o processo de vendas muito mais rápido.

Por que a minha empresa precisa utilizar o inbound marketing? 

O inbound marketing é considerado super vantajoso, além de gerar muitos resultados. Além disso, o mercado tem comprado a ideia de aplicar a metodologia do inbound marketing. Isso porque, ele é 62% mais barato do que o marketing tradicional que muitas empresas estavam acostumadas a fazer. 

Ou seja, não ter uma estratégia de marketing de atração para a sua empresa pode acabar sendo um fator determinante para você ficar atrás de seus concorrentes que já estão aplicando essa metodologia há algum tempo.  

Conheça as etapas do inbound marketing 

A metodologia do inbound marketing segue sempre uma sequência lógica de etapas. E todas as estratégias que planejam ter sucesso devem passar pelas fases, que são: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. 

Essas são etapas que acabam se complementando de uma maneira inteligente. 

Atrair 

No inbound marketing a equação é super simples: um site que não tem visitas não gera leads. Sem os leads, as vendas não acontecem e, por consequência, acaba-se perdendo toda a razão para se trabalhar com essa estratégia. 

Por conta disso, a primeira etapa do inbound marketing é a “atração”. Isso porque, ao invés de gastar energia procurando pessoas que poderiam se interessar sobre seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo que seja digno de atenção e assim acabe atraindo muitas pessoas que por livre e espontânea vontade acabam se interessando pelo assunto e chegando até a sua marca. 

Lembra quando falamos sobre a presença atual da internet na vida das pessoas? Confira esses números:

  • Nove em cada dez brasileiros pesquisam online antes de realizar suas compras, sejam elas digitais ou físicas.
  • O Google é a primeira etapa na jornada de compras de 70% dos consumidores no Brasil, conforme apontou a pesquisa “State of Search Brasil”. 
  • 80% das pessoas preferem usar o Google para buscar informações sobre produtos e empresas. 60% afirmam ter encontrado no Google as empresas que descobriram no último período (dados do Google)
  • Segundo a Pesquisa Social Commerce 2.0, 75% dos consumidores entrevistados usam as redes sociais para pesquisar produtos. 71% afirmaram que utilizam as redes sociais para fazer compras, sendo o Instagram a rede social mais utilizada para pesquisar, comprar e avaliar produtos.

Diante desses números podemos perceber de forma clara a importância de as empresas investirem em inbound marketing. Além disso, o resultado dessa estratégia será um público muito mais engajado e propenso a realmente consumir o produto. 

Nesta fase da atração, existem diversas maneiras de fazer isso acontecer e é necessário que você saiba um pouco de cada uma, conheça quais são elas: 

Blog

O blog, na maioria das vezes, costuma estar associado a uma estratégia de marketing de conteúdo. Que é considerado um dos principais pilares do inbound marketing. Diferente do que parece, utilizar o blog como uma ferramenta de marketing não é somente publicar em sites textos aleatórios sobre o seu assunto. Ou seja, é necessário ter todo um planejamento. 

Um bom blog produz conteúdos de qualidade baseados no público-alvo da empresa e nas etapas do processo de compra em que ele ocasionalmente poderá estar. 

Apesar desses pontos levantados, é importante que você saiba que ter um blog não se trata somente de trabalhar e orientar o usuário na jornada de compra. Mas também se trata de criar relacionamento e identificação com seu público. Isso porque, lá você pode abordar temas menos engessados, que no site normalmente não poderia abordar. 

SEO

Você sabia que todos os meses cerca de 100 bilhões de buscas ocorrem no Google? Cada uma dessas buscas é resultante de um problema que o usuário em questão está tentando resolver. É nesse momento que o seu negócio pode fazer a intersecção com essas buscas. 

O SEO tem como objetivo situar seu site em local que seja visível para que todos os que fazem pesquisas relacionadas ao seu nicho/mercado encontrem a sua empresa. Além disso, quem conhece um pouco dos mecanismos de busca sabe que, quando falamos de local visível, nos referimos às primeiras páginas de resultados ou, mais precisamente, à primeira página do Google. 

Os sistemas de buscadores sempre prezam em exibir os melhores resultados para o seu usuário. E isso é justamente o que você deve se atentar: quando formular seu conteúdo, sempre ofereça a melhor solução possível para o problema que motivou a pesquisa no mecanismo de busca. Ou seja, dê a melhor explicação possível sobre como seu produto resolve um problema, para quem ele serve e para quem não, faça um exercício sobre quais dúvidas o cliente pode vir a ter e tente respondê-las de forma clara e sincera.  

Além disso, o Google costuma utilizar diversos critérios para determinar se uma URL é ou não digna de estar na primeira página de resultados e é fundamental realizar um bom trabalho de SEO, que deve levar em consideração esses critérios. 

Em suma, ter um blog com conteúdos interessantes e não estar preparado para os mecanismos de busca é a mesma coisa que ter uma boa loja, em uma rua que não tem movimento algum. 

Links patrocinados 

Por mais que muitas pessoas pensem que os anúncios pagos na internet vão contra o princípio do inbound marketing, de atrair a atenção ao invés de pagar por ela, um anúncio realizado no momento certo pode ser super bem aplicado em uma boa estratégia de inbound marketing. 

Os anúncios na internet permitem uma segmentação bem específica do público que você deseja atingir, o que torna a ação super assertiva. Esta é uma estratégia bem comum quando a empresa ou loja ainda não tem uma marca consolidada na internet e precisa agilizar as vendas ou quando quer lançar um produto para um público novo que ainda não está na sua base.  

A combinação de anúncio + inbound deve ser muito bem planejada e todas as etapas alinhadas para garantir que cliente seja impactado pelo anúncio e depois faça a ação deseja que o leve a percorrer a jornada de compras.

Redes sociais 

As redes sociais são um ótimo canal para atrair público para o seu site. Segundo pesquisas, uma a cada três pessoas no mundo usa alguma rede social, por isso, é essencial para qualquer empresa estar presente e fazer o uso desses canais. 

Além disso, existem algumas maneiras de usar as redes sociais na estratégia de inbound marketing. Por exemplo, divulgar conteúdos de qualidade pode ser uma boa forma de atrair visitantes para o seu site, por exemplo. Isso porque, as redes sociais tornam possível que você realize um compartilhamento mais fácil e efetivo do que outros canais pela quantidade de pessoas que atingem. 

Uma outra maneira é a interação com os usuários através de fóruns e geração de ideias. Esse tipo de estratégia permite uma abordagem muito menos engessada com o público, além de existir a possibilidade de divulgar materiais para reforçar a informação. O objetivo disso seria criar um relacionamento cada vez mais próximo e pessoal com o seu público alvo. 

Ter uma abordagem mais pessoal nas redes sociais é muito importante para a criação de uma rede. Assim como os usuários podem utilizar esse canal para interagir com outras pessoas, com as empresas não é diferente. Algumas pessoas ainda costumam divulgar as empresas com quem possuem afinidade sem ganhar nada em troca, e isso já é um super motivo para tratá-las de maneira singular. 

Por fim, as redes sociais também são fontes super ricas de informação. A partir desses canais você consegue identificar o perfil e o interesse de uma boa parte dos usuários, dados essenciais para a estratégia de inbound marketing, principalmente quando as interações com seu público podem ser customizadas de acordo com o interesse do mesmo. 

Converter 

Conversão significa convencer o usuário a passar suas informações de contato em troca de uma recompensa ou benefício, como deixar o email para baixar um ebook, por exemplo.  É através desses dados coletados na conversão que poderemos avançar para as próximas etapas do processo, até chegar na decisão de compra.

Por isso, a conversão é uma etapa fundamental na estratégia de inbound. É nela que o visitante deixa de ser apenas um “passante” e vira um lead (possível comprador). 

Ter um site com diversas visitas mas nenhuma conversão não é algo muito vantajoso. Por isso, existem diversas maneiras e elementos que podem ajudar você a transformar seus visitantes em leads. Conheça algumas delas:

Criação de ofertas 

A criação de ofertas é uma das maneiras de fazer com que um visitante acabe se tornando um lead. 

Essas ofertas podem ser separadas em basicamente duas categorias: ofertas diretas, aquelas que estão mais diretamente voltadas à compra, como pedidos de orçamento, demonstração de software, teste gratuito e etc, e as indiretas, que costumam ser focadas em estágios menos avançados da jornada de compra, ou seja, elas possuem o objetivo de educar e resolver problemas específicos dos leads. Alguns formatos comuns desse tipo de oferta costumam ser os ebooks, webinars, lives e etc. 

Landing pages 

Na tradução literal, landing page é uma página de aterrissagem. Na prática, é uma página feita com o objetivo único de converter. 

Quando nos referimos à conversão do seu visitante em lead para inbound, as landing pages servem perfeitamente. Isso porque, elas são páginas arquitetadas para convencer o usuário a realizar uma ação específica em troca de fornecer algumas informações como telefone e e-mail. Esta ação pode ser o download de um ebook, a inscrição para um evento ou cadastro para receber uma amostra do produto.

Lembrando que isso não quer dizer que é impossível ter conversões por outras páginas, entretanto, uma landing page tende a cumprir muito melhor esse papel pois ela não possui pontos de fuga ou distrações e pode ter um formulário personalizado que além de capturar os dados pessoais já ajude a segmentar o lead na base.

Call-to-actions 

Os call-to-actions são elementos que estimulam o usuário a realizar uma ação. Na maioria das vezes são trabalhados com botões distribuídos em pontos estratégicos, mas também podem ser usados em forma de links. 

Costumam ser muito usados como acionadores de alguma ação como o download de um material, um cadastro em uma newsletter ou até mesmo um pedido de demonstração de uma ferramenta. É extremamente importante que eles sejam sempre chamativos. 

Formulário 

Os formulários são utilizados para que você consiga obter o máximo possível de leads. Eles costumam ser super importantes, já que quanto mais informações você conseguir do seu lead, mais contextualizada e oportuna será a sua abordagem de vendas futuramente. 

Headline 

O headline tem como objetivo captar a atenção do usuário durante a navegação e provocar bastante interesse com apenas uma frase. Apesar dessa missão parecer bem complicada, vale sim gastar bastante tempo e esforço para escolher o headline ideal para a sua landing page. 

Dobra 

A dobra é o tamanho da parte visível de uma página em uma tela de desktop. Além disso, toda a página pode ser dividida em dobras, entretanto, é muito mais comum o uso desses termos quando estamos falando de uma landing page. Isso porque, em uma landing page toda a sua estrutura de argumentação é pensada e dividida em dobras. 

É muito importante que você tome alguns cuidados na hora de produzir uma landing page, como evitar mais de um call-to-action por dobra e investir tempo e conhecimento na produção da primeira dobra, já que ela será a primeira coisa que qualquer usuário que acesse a landing page verá. 

CRO

A otimização de conversão é a prática que molda a experiência do usuário de uma maneira que, amigavelmente, suas ações sejam direcionadas ao propósito principal da página, que chamamos de conversão. Essa estratégia é baseada no aprimoramento constante dos elementos do site ou loja, visando atrair e converter mais usuários.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, otimização de conversão é uma ciência e, por isso, deve ser testada e comprovada através de técnicas e ferramentas específicas. O processo inclui coletar informações, interpretar os dados em busca de oportunidades, criar testes para definir as melhores soluções, otimizar a estratégia e acompanhar os resultados. Estes passos podem apontar coisas simples como a necessidade na melhoria de textos, imagens ou cores do site, até ações mais complexas como a inserção de novos conteúdos ou até mesmo uma mudança na abordagem.

É importante lembrar que o CRO é uma ação constante e por isso, após um tempo deve-se repetir o ciclo de otimização.

Relacionar 

Como você já sabe, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compras, vemos claramente que existem etapas bem definidas que você deve respeitar até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem mais incisiva.   

Somente 3% do seu mercado em potencial está buscando por uma solução, ou seja, está na etapa de decisão de compra. Ao trazer essa abordagem para o dia a dia, dentro de uma base de leads, podemos considerar que o cenário não é muito diferente, isso porque, a partir da produção de conteúdo focada em diversos problemas e estágios de compra, atraímos também leads em diversos estágios.

É nessa fase que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing. Através de algumas estratégias que veremos a seguir poderemos identificar os estágios em que se encontram os leads e faremos eles avançarem na jornada. 

Email Marketing

Apesar de esse não ser o assunto do momento no marketing digital, o email marketing continua se mostrando cada vez mais como um canal que provê grande retorno sobre o investimento. 

Isso porque, de alguns anos para cá, o email evoluiu muito e, ao fazer um bom trabalho de marketing digital, você consegue ter um bom nível de segmentação das campanhas, ou seja, consegue identificar o interesse dos seus leads, segmentá-los e enviar apenas mensagens que sejam relevantes. 

Outro motivo de sua eficácia é o ROI que vem sendo comprovado por esse canal. O custo para alcançar toda a sua base é menor em comparação a outros meios como mídias sociais e, cada campanha, se bem realizada, tende a trazer resultados palpáveis e de curto prazo (dependendo da oferta).

Temos dois tipos de email, que são:

Emails promocionais 

São emails que possuem o objetivo de promover uma ou mais ofertas, direcionados para clientes e leads que já estejam na etapa final do funil de vendas. 

Newsletter 

Trata-se de um email periódico com um compilado de conteúdos e ofertas de diferentes níveis, sejam essas ofertas diretas ou indiretas, com o objetivo de manter relacionamento com a base, independente do estágio do funil.

Conheça alguns critérios que você pode utilizar para segmentar as suas campanhas de email marketing:

  • Personas;
  • Cargos gerenciais ou técnicos;
  • Profissionais da área de vendas, RH, marketing etc;
  • Área de atuação da empresa do lead;
  • Pessoas que já demonstraram interesse em outro conteúdo sobre o mesmo assunto ou assunto semelhante/complementar ;
  • Pessoas que realizaram ou não uma conversão nos últimos 4, 5 ou 6 meses;
  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto mas não compraram;
  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam etc;
  • Estágio de compra;
  • Perfil e pontuação no lead scoring.

Automação de marketing 

As automações de marketing são consideradas o que existe de mais moderno no que diz respeito ao relacionamento por email, o principal canal de comunicação no mercado B2B. 

Através dela é possível criar uma estrutura de nutrição de leads que trabalha de uma maneira escalável e inteligente, considerando tanto o interesse do lead quanto o seu momento na jornada de compras. 

Ao utilizar corretamente a automação de marketing você consegue:

  • Aumentar as vendas e receitas;
  • Melhorar a retenção e upgrade de clientes;
  • Diminuir custo de aquisição.

Além do relacionamento por email com leads e clientes, essa ferramenta permite que a empresa trabalhe com a gestão de funil de uma maneira totalmente automatizada, dando muito mais produtividade à sua equipe. 

Nutrição de leads 

A nutrição de leads consiste em manter um relacionamento construtivo com a base de leads. Lembrando que esse relacionamento deve ter um caráter educador e ajudar a base a resolver seus problemas, oferecendo soluções que tenham a ver com os produtos e serviços que a sua empresa oferece. 

Porém, isso deve ser feito de forma segmentada, ou seja, ao contrário de oferecer a mesma solução para todos, falamos com cada lead respeitando o seu interesse e momento na jornada de compras. 

Trabalhar dessa maneira torna possível que as empresas tenham um aproveitamento de vendas muito melhor em cima dos leads gerados. Isso porque, dificilmente o lead efetiva a compra no primeiro contato. Entretanto, se um determinado lead demonstrou interesse em assuntos correlacionados com o seu produto ou serviço, um trabalho de nutrição com certeza conseguirá convencer mais pessoas sobre o potencial de adquirir a sua oferta.

Vender 

Todo o trabalho de geração e nutrição de leads tem como objetivo produzir a demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Além disso, em alguns casos específicos, o processo de vendas ocorre dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. 

Ou seja, quanto mais complexo o produto, mais o processo de vendas deve ser algo consultivo, evidenciando o papel da nutrição de leads até o momento da concretização a venda. 

Essa mudança de paradigmas, em que o lead agora percorre parte da jornada de compra sozinho antes de entrar em contato com o vendedor, traz diversas implicações que estão transformando o mundo das vendas. Uma delas, é a rápida evolução das práticas de inbound sales nos últimos tempos. Uma empresa que deseja manter-se vendendo e conquistando clientes deve estar atenta a estas mudanças e disposta a implementar novas tecnologias às suas estratégias de venda.

Confira os principais conceitos da etapa de vendas:

Lead Scoring 

Lead scoring significa “pontuação de leads”. Seu papel é justamente pontuar ações e informações dos leads para que você possa entender a situação da sua base e encontrar onde estão as suas melhores oportunidades de negócio. 

Essa ferramenta basea-se em dois eixos, um de perfil e outro de interesse. 

O eixo do perfil tem como objetivo identificar através das informações coletadas qual o potencial do lead de se tornar um cliente. Por exemplo, se ele se encaixa em uma faixa de renda, localização geográfica ou profissão específica que atenda ao perfil do seu cliente ideal.

Já o eixo de interesse busca interpretar o comportamento do lead através de sua interação com os canais e conteúdos. Para determinar seu nível de interesse e em que etapa ele está na jornada de compra. Por exemplo, se um lead percorreu todo a jornada de compras e interagiu com o conteúdo, significa que ele já tem informações suficientes para receber e considerar uma proposta. 

De posse dessas duas informações, o processo de venda pode ocorrer de duas formas: os leads com potencial real de compra são enviados para uma lista que passará a receber ofertas diretas ou, no caso de vendas B2B, será enviado para o time comercial, que finalizará a venda. 

Em vendas mais complexas, onde a jornada de compra exige um processo de nutrição mais longo e estruturado, atuar com o lead scoring pode dar a sua empresa o poder para triplicar seus resultados. Já que o time de vendas atua focado somente em clientes ideais e prontos para a compra, sem desperdício de tempo com prospecções frias. 

Inbound Sales 

O inbound sales é conhecido como vendas internas e consiste basicamente em manter o time de vendedores trabalhando de dentro de casa e usando tecnologias de comunicação para realizar reuniões, demonstrações e fechar contratos.

Dessa maneira, além de ser possível ter um maior controle sobre a atuação do time, você terá uma grande redução nos custos gerados por deslocamentos até os potenciais clientes. 

Ou seja, da mesma maneira que o inbound marketing traz vantagens em relação à análise e previsibilidade de resultados, o inbound sales também possui uma linha que tem como objetivo metrificar o funil e trazer uma visão mais analítica que permite a otimização sistemática do processo de vendas. 

CRM 

Trabalhar com o inbound sales acaba exigindo das vendas a capacidade de performar bem mesmo sem ter o contato presencial com o seu cliente. Para isso você deve usar a tecnologia a seu favor. 

O CRM é um software que te ajuda a organizar, metrificar e guardar o histórico de todas as negociações realizadas pelo vendedor. Além de unir esse histórico do vendedor com o histórico do lead. Enquanto esse ainda está sendo nutrido pelo marketing, melhorando assim a abordagem e performance de vendas. 

Analisar 

Avaliar precisamente os seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos é um dos principais diferenciais do marketing digital. Isso porque, as possibilidades analíticas do marketing digital são responsáveis por realimentar todo o processo do inbound marketing. 

Além disso, você consegue monitorar cada uma das ações que acontecem nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas. Isso acaba tornando o trabalho muito mais inteligente. 

Todo esse processo pode ser otimizado detectando as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing. 

Web Analytics 

As ferramentas de web analytics são essenciais para as análises no marketing digital, tornando-se muito presentes nos sites. 

Considerando que, a cada instante, é gerado um enorme volume de dados por consumidores de todo o mundo, é preciso saber como analisar essas informações para tornar as ações mais assertivas.

Uma das ferramentas mais famosas de web analytics é o Google Analytics. Através do Google você consegue extrair diversos dados que podem ser de grande ajuda para qualquer pessoa que deseja analisar a fundo sua estratégia de inbound marketing. 

Está em busca de uma agência de inbound marketing? Conheça a Tercerize 

A Tercerize é uma agência de inbound marketing especializada em implantação e marketing para e-commerce, com parceria com as maiores ferramentas do mercado com a RD Station e Allin, tendo como objetivo utilizar as melhores estratégias de marketing que ajudem nossos clientes a estreitarem a relação com seu público, conquistando resultados reais de conversão.   

Ou seja, somos reconhecidos por nossos clientes e parceiros pela entrega de resultados, pontualidade e parceria dedicada ao sucesso dos projetos aos quais nos dedicamos.  

Quer inserir o inbound marketing nas estratégias do seu negócio e está em busca de uma agência de inbound marketing? Clique aqui e entre em contato agora mesmo conosco para conhecer mais sobre a nossa agência de inbound marketing. 

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