Woocommerce - Brasil - Vendas - Ecommerce - b2b - SEO - Inbound - Porto Alegre - São Paulo
  • Sobre Nós
  • Serviços para E-commerce
  • Cases
  • Orçamento
Escolha uma Página

Como o Business Intelligence pode ajudar a sua loja virtual

por Adriano Lucas | out 30, 2017 | E-commerce | 0 Comentários

O universo online vem crescendo de forma acelerada desde que a internet começou a se popularizar na década de 1990. As pessoas consomem cada vez mais notícias, serviços e produtos no ambiente virtual. O comércio ele eletrônicos movimentou apenas no Brasil cerca de R$ 45 bilhões, com mais de 106 milhões de pedidos, em 2016 e todos os estudos mostram que a tendência de crescimento se manterá para os próximos anos. As venda no último Dia dos Pais, por exemplo, cresceu 12% em relação ao ano passado. Mas, se por um lado o mercado é promissor, por outro, a concorrência é imensa, já que se disputa a venda com varejistas de qualquer ponto do globo terrestre.

Não basta, então, ter o seu negócio na rede e um bom número de consumidores, é preciso compreendê-los e atende-los de modo que a experiência seja tão positiva que ele não procure por outro fornecedor e compre mais de você. Na internet, a excelência só é alcançada com uma gestão competente de dados. É ela que norteará todos os aspectos do negócio: do estoque à logística. E são as ferramentas de Business Intelligence (BI) que permitirão a organização das informações necessárias para a tomada de decisão mais acertada para o seu e-commerce.

Com os softwares corretos é possível descobrir indicadores de desempenho, além do comportamento ou as percepções de seus clientes (que tipo de produto ele quer ou o que é vendido em cada região, por exemplo). Ou seja, desvendar realmente o mercado em que atua e, assim, ajustar a comunicação e estreitar o relacionamento com ele. O segredo é que as ferramentas de BI têm capacidade de unificação dos diferentes sistemas de gestão, o que permite uma visão completa do andamento de todos os setores do negócio. As informações recolhidas são cruzadas e fornecem indicadores (chamados de KPIs) que são usados analisar – e encontraras falhas –, nos setores de finanças, produção/estoque, vendas e atendimento.

Mais do que organizaras informações sobre os clientes que a empresa já recolhe, é possível explorar os perfis de consumo que estão disponíveis na rede, ou seja, o imenso volume de dados que são revelados pelos usuários na internet quando fazem buscas ou compram online, tais como, seus interesses, sua faixa etária e o ticket médio de suas compras. Reunir e compreender essas pistas possibilita criar campanhas de marketing e vendas mais assertivas para o seu público-alvo oferecendo o que ele procura e, consequentemente, aumentar vendas e fidelizar o comprador. Com a implantação de BI o retorno dessas iniciativas são medidas em tempo real, a partir de relatórios instantâneos. O que significa dizer que qualquer distorção pode ser rapidamente percebida e corrigida. Com as métricas, os planejamentos estratégico e tático são definidos de forma consistente, embasada em tendências do mercado, o que diminui a margem de erro. E errar, em qualquer tipo de negócio, significa prejuízo.

Relacionados:

  • Principais vantagens de se ter uma loja Mercado Shops
  • Principais Vantagens de se ter uma loja Mercado Shops

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Adriano Lucas
Sócio e Head de Marketing

Especialista em E-commerce, Performance, CRM e Vendas. Amante do empreendedorismo e entusiasta de soluções Open Source.

 

Posts Relacionados

  • Principais vantagens de se ter uma loja Mercado Shops
    Principais vantagens de se ter uma loja Mercado Shops
  • Principais Vantagens de se ter uma loja Mercado Shops
    Principais Vantagens de se ter uma loja Mercado Shops

 

Tercerize - Especializada em entrega de resultados, Vendas, Inbound Marketing, Outbound, E-commerce - São Paulo - Porto Alegre