Você tem dependência do Google Ads? Então confira o conteúdo abaixo.

A pandemia do Covid-19 mudou todos os cenários, inclusive o mercado brasileiro. Empresas tiveram que se adaptar a essa nova realidade e, infelizmente, muitas não conseguiram. 

Contudo, o “novo normal” foi o responsável pelo o aumento do número de lojas virtuais no país. As lojas físicas foram obrigadas a migrar para o ambiente virtual para manter os seus negócios intactos. De acordo com pesquisas recentes, foi registrado um crescimento de 73,88% de E-commerces no ano de 2020. Inclusive, apenas no mês de Dezembro já registrou uma alta de 53,83% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Mas e as flexibilizações?

Com o decorrer dos meses, houveram flexibilizações e alguns comércios conseguiram voltar para o atendimento público. Mas não pense que a recorrência do E-commerce caiu, pelo contrário, ele aumentou mais ainda! A continuidade do crescimento das vendas online conseguiu bater a marca de 78,5 milhões de compras apenas nos três primeiros meses de 2021, registrando um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período em 2020. 

O que queremos concluir com esses dados é que tiveram muitas empresas que migraram para o digital nos anos de 2020/2021 e por mais que seja muito positivo para a economia, é negativo para os E-commerce que já estavam no mercado eletrônico antes da pandemia. Vamos explicar o porquê.

Custos com anúncios

Para quem trabalha com E-commerce, sabe o quanto um anúncio bem feito pode trazer muitos benefícios, como maior visibilidade, atração de leads, conversão e vendas. Por isso, ele é uma das ferramentas que mais ajudam no Marketing da sua loja e isso ocasiona em uma dependência do Google Ads.

Entretanto, devido ao grande número de empresas que migraram para o digital nos anos de 2020/2021, o custo com os anúncios no Google aumentaram muito! Por consequência disso, existem E-commerces que procuram outras formas de divulgação, pois não conseguem mais arcar com os custos de uma dependência do Google Ads.

Afinal, como funciona o Google Ads? 

Bom, o Google Ads funciona como se fosse um leilão. Cada empresa dá um valor para comprar uma determinada palavra-chave. Porém, quem oferece mais dinheiro tem mais vantagem, como aparecer em primeiro lugar nas buscas. Isto é, se você ofereceu R$1,00 e o seu concorrente ofereceu R$2,00, ambas as campanhas vão aparecer, mas o do seu concorrente vai estar acima do seu.

É claro que não é apenas a questão de dinheiro que influencia nessa preferência. Existem outros parâmetros que podem influenciar nas campanhas, como a qualidade do anúncio e o quanto foi pago por clique. 

Portanto, com o aumento do número de lojas que migraram para o ambiente virtual, esses valores aumentaram, uma vez que dependência do Google Ads também aumentou.

E devido a isso, nos questionamos o seguinte: o que fazer nesse caso? Por mais que seja um problema que pareça não ter uma solução cabível, há a possibilidade de solucionar com apenas uma atitude: criar uma audiência própria!

O que seria ter uma audiência própria?

Ter uma audiência própria significa criar o seu próprio público sem a interferência da dependência do Google Ads. Ou seja, você mesmo irá criar essa audiência e não adquirir um público pronto. 

Assim, gerar audiência própria é uma ótima estratégia para divulgação, pois ela vai conquistar a atenção do público através de conteúdos interessantes e que eduquem as pessoas a utilizarem algo. Calma, vamos te explicar melhor.

Um conteúdo, se for bem feito e estruturado, pode ter a função de educar o visitante. Por exemplo, caso você tenha um E-commerce de bebidas e queira que o público entenda que a sua loja virtual é o melhor local para comprar. Por meio de um conteúdo simples, como “As melhores vodkas do mundo”, você pode educar o leitor sutilmente para ele entender que o melhor local para adquirir as melhores vodkas do mundo é a sua loja!

Você pode gerar audiência própria tanto no blog quanto nas redes sociais. Ambos os canais possuem força o suficiente para atingir o público desejado. 

Para que serve a audiência própria?

Gerar e conhecer a audiência do seu negócio é muito importante para o Marketing Digital, uma vez que ela é a base de todas as suas estratégias. Através dela, você pode aprender tudo sobre o seu público, o que ele gosta de receber, quais são seus interesses, produtos que procura e entre outros. Assim, a audiência própria te auxilia na tomada de decisão. 

Como construir minha própria audiência?

Bom, para você construir a sua audiência própria, você vai precisar investir tempo e persistência nas dicas abaixo. Mas lembre-se: criar a sua audiência própria não significa que você não vai mais precisar de anúncios. A única diferença é que com essas estratégias você não precisará se esforçar e investir em apenas um tipo de tráfego.  

Redes Sociais

Utilizar as redes sociais pode ser uma estratégia muito vantajosa, se for feita corretamente. É preciso pensar estrategicamente para criar sua audiência nesses locais, uma vez que com o aumento de seguidores e engajamento, a sua loja terá audiência própria e não audiência de outras empresas. Mas é claro que toda essa estratégia demanda um tempo para ocorrer de forma orgânica. 

Conheça algumas delas:

Facebook

Essa rede social é uma das populares no Brasil, uma vez que ela possui uma diversidade maior de público. Com isso, no Facebook você encontra públicos dos mais variados, e, por isso, com certeza lá você encontrará o seu. 

Além disso, com o Facebook é possível participar de grupos, compartilhar conteúdos, responder comentários e tudo o que pode aproximar a sua loja do seu público. 

Instagram 

O Instagram também é uma rede social muito popular e com bastante diversidade de pessoas. Entretanto, caso o seu público seja focado em pessoas de idade, será mais difícil de encontrá-los, mas não impossível!

O Instagram é mais focado em fotos e vídeos, porém está sempre em evolução. Então não duvidamos que daqui a um tempo o Instagram terá novas funcionalidades. 

Lá você pode compartilhar fotos dos seus produtos/serviços, vídeos do funcionamento de cada um deles, depoimentos de clientes e tudo o que você achar relevante para chamar a atenção do público. 

Twitter

O Twitter é uma rede social onde você fala sobre o seu dia, sobre assuntos que acontecem no mundo e notícias importantes. Lá você encontra um público mais específico, principalmente usuários de smartphones. 

É legal ter um perfil no Twitter para criar a sua audiência, mas fique ciente que essa rede social não vai ser a sua principal fonte de audiência própria. Até porque ela tem um público muito específico e, antes, é preciso avaliar se ele se encaixa na persona da sua empresa. Assim, você pode investir em frases curtas objetivas e utilizar # para o alcance aumentar. 

Youtube

O Youtube é considerado a maior rede social do mundo, não é por menos, uma vez que o seu público é totalmente diversificado. Lá você encontra tudo que é pessoa, então é muito vantajoso investir no Youtube.

Com ele, você pode criar conteúdos audiovisuais falando sobre o seu produto/serviço, mostrando como funcionam, dar dicas, mostrar opiniões de clientes e qualquer outro assunto que você acredita que encaixe no seu conteúdo. 

E uma das maiores vantagens do Youtube é que além de você criar a sua própria audiência, você ainda tem a possibilidade de ganhar dinheiro com cada visualização nos seus vídeos. Ou seja, conquista sua audiência e ainda recebe por isso. 

Blog e conteúdo

Através de conteúdos bem feitos e bem estruturados você consegue atrair audiência para qualquer negócio online. Porém, você precisa elaborá-los estrategicamente para oferecer apenas aquilo que o seu público deseja consumir.

Com isso, no blog você pode fazer conteúdos que explicam como funciona e para que serve o seu produto/serviço, como encontrar a sua loja e o que mais você desejar para educar os visitantes.

A partir do momento em que o visitante acessa, se cadastrar ou se inscrever no formulário do seu blog, ele automaticamente se torna a audiência da sua empresa. Assim, você poderá criar a sua própria audiência sem a interferência do Google e sem maiores custos. Tudo de forma orgânica!

Tenha um calendário editorial

De nada adianta você investir nas dicas acima se você não vai ter constância. Não é apenas com um conteúdo que você terá a sua audiência própria. Isso demanda tempo, paciência e persistência. 

É preciso ter permanência nas postagens nas redes sociais e na criação de conteúdos para o blog. Tente estabelecer alguns dias da semana para produzir um conteúdo, assim, você terá o compromisso de sempre postar algo novo nesses locais. 

Com a audiência própria feita, o que eu faço?

Aí é só correr para o abraço e aproveitar! A partir do momento em que você estabelece a sua audiência, você começa a vender para essa base. Você entrará em outro nível de estratégias, mas agora o foco é converter essa audiência em clientes.

Entretanto, ter audiência própria não significa que você não vai mais anunciar, pelo contrário. A diferença é que você vai conseguir investir e se esforçar muito menos para obter os resultados que espera, uma vez que você terá dois tipos de estratégias agilizando o processo. 

Uma dica bônus é conhecer os nossos serviços. No site da Tercerize, você encontra todas as informações sobre o nosso trabalho, serviços e toda qualidade de Marketing Digital que fornecemos a nossos clientes.

Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e comece a aumentar as suas vendas agora mesmo.