O tráfego pago é conhecido como uma estratégia para investir em anúncios publicitários na internet através de plataformas que possuem como objetivo atrair visitantes até um site, loja ou uma landing page. Esse tipo de estratégia ainda pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões.
É importante que você saiba que criar um site é um dos passos mais importantes para quem quer posicionar uma empresa na internet. Contudo, é necessário realizar toda uma estratégia e não simplesmente deixar ele ali à deriva.
Isso porque, é necessário que o seu site tenha visitas para que as pessoas conheçam o seu negócio e você consiga vender o seu produto/serviço, e o tráfego pago é uma das estratégias mais úteis para isso.
Quer conhecer mais sobre o tráfego pago e como ele funciona? Continue lendo e confira todas as dicas que separamos para você.
Gostaria de ir para algum tópico específico?
- O que é tráfego pago?
- Tráfego pago X Tráfego orgânico
- Por que devo investir em tráfego pago?
- Por onde implemento as minhas campanhas?
- As principais plataformas de tráfego pago
- Como é realizado o tráfego pago?
- Quais custos eu vou ter com o tráfego pago?
O que é o tráfego pago?
O tráfego pago é popularmente conhecido como uma estratégia de marketing que tem como objetivo pagar para direcionar visitantes segmentados para o seu site, blog, e-commerce ou redes sociais. Um dos seus principais objetivos é a geração de leads, conversões e receitas para o seu negócio.
Totalmente diferente do tráfego orgânico, essa estratégia depende do investimento que vai ser realizado para gerar um resultado.
Uma das fontes de tráfego pago que existem hoje mais conhecidas está a plataforma de anúncios do Google (Google Ads). Através dela você consegue criar anúncios que ajudam a colocar o seu site em primeiro lugar na página de resultados do mecanismo de busca.
Além disso, cada anúncio que aparece nos resultados do Google (pode ser identificado através da tag “anúncio” antes da URL) só é ativado quando o usuário busca pela palavra-chave que está atrelada a ele. Ao clicar no anúncio esse visitante é automaticamente direcionado para a página de destino ligada a ele. Sendo assim a maneira como o tráfego pago acontece.
Uma das únicas desvantagens ao criar um anúncio para gerar tráfego pago é que, quando o dinheiro investido acaba, esse anúncio acaba saindo do ar e não pode mais ser encontrado pelos seus usuários.
Por isso, é necessário utilizar outras estratégias de marketing digital para aumentar o número de visitantes no seu site. Porém a grande mágica dessa estratégia é que ela torna possível que você consiga segmentar os públicos-alvos, palavras-chave e dados demográficos específicos, garantindo que seus esforços de marketing alcancem as pessoas com uma maior probabilidade de se envolver com a sua marca.
Tráfego pago X Tráfego Orgânico
A diferença entre o tráfego pago e o tráfego orgânico é o investimento necessário que exige para aumentar os acessos às páginas que deseja. Ou seja, no tráfego orgânico, os investimentos não são físicos, isto é, você precisa ter tempo, dedicação e muita técnica.
Já no tráfego pago, o investimento é literalmente dinheiro. Tudo vai depender de quanto você aplica em suas campanhas online e do quanto você é capaz de criar anúncios que sejam atraentes e ao mesmo tempo relevantes.
Para que os conceitos fiquem grudados na sua mente, lembre-se que:
- O tráfego orgânico não possui custo. É aquela estratégia em que o visitante vai até as suas páginas de uma maneira totalmente natural, sem clicar em nenhum tipo de anúncio.
- O tráfego pago é aquele que acontece logo quando o visitante clica em um de seus anúncios e é direcionado para o seu site.
Além disso, no digital, o tráfego orgânico depende da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e do marketing de conteúdo para conseguir atrair visitantes para o seu site através de classificações naturais nos mecanismos de pesquisa.
Por mais que o orgânico seja muito valioso, ele pode acabar necessitando de mais tempo e esforço para gerar resultados que realmente façam alguma diferença. Ou seja, quando você paga pelo tráfego pago, você investe dinheiro em campanhas de publicidade online (Google Ads, Facebook Ads ou links patrocinados) para atrair mais visitantes de uma maneira muito mais rápida e eficaz.
Apesar de terem as suas diferenças, tanto o tráfego pago quanto o orgânico costuma fazer parte das estratégias de marketing digital das empresas.
Por que devo investir em tráfego pago?
Investir ou não em tráfego pago vai depender muito se você quer resultados que sejam imediatos ou que sejam duradouros.
Isso porque, por mais que o tráfego orgânico seja bem efetivo, construir uma estratégia de SEO pode levar bastante tempo, além de exigir muito estudo.
Além de planejamento, será necessário que você tenha conhecimento técnico para conseguir otimizar cada detalhe de suas páginas. Ou seja, não é uma coisa que se aprende, se aplica e isso gera retorno imediatamente.
Entretanto, quando essa estratégia dá resultados, ela acaba durando mais tempo do que o período que você paga para manter os anúncios ativos.
Por outro lado, uma estratégia de tráfego pago pode acabar gerando resultados imediatos, além de não necessitar de muito conhecimento técnico. Para isso basta estudar o funcionamento das plataformas de anúncios. Além é claro de escolher quais páginas quer levar mais visitantes.
Por isso, trabalhar com tráfego pago vale a pena caso você encaixe em pelo menos uma das seguintes situações:
- Você não tem tempo para estudar SEO e produzir conteúdos que sejam relevantes;
- Você ainda não possui uma equipe especializada em marketing de conteúdo;
- Acabou de criar o seu site e ainda não consegue gerar um grande tráfego de visitantes para ele;
- Está prestes a criar o seu site e quer ter certeza que ele vai ter a visibilidade diante do público-alvo.
A outra vantagem de investir em tráfego pago é que isso vai ajudar a aumentar a taxa de conversão, melhorando não somente o tráfego do seu site como também a sua reputação online.
Ao contrário do que diversas pessoas imaginam, não é necessário investir muito dinheiro para conseguir ter resultados no seu tráfego. É necessário apenas que você seja estratégico na hora de realizar o investimento.
Aumente a visibilidade do seu negócio
O tráfego pago é uma ótima ajuda e coloca o seu site em primeiro plano, o que acaba tornando-o muito mais visível para clientes em potencial.
Com mais pessoas vendo o seu conteúdo, você terá chances melhores de transformar visitas em conversões.
Precisa de ajuda na divulgação de ações específicas?
Você vai lançar um produto, uma promoção especial ou um evento que deseja que muitas pessoas saibam?
O tráfego pago é a sua chance de espalhar a palavra de uma maneira super rápida e ampla. Além disso, ao segmentar o público certo, você consegue garantir que a sua mensagem chegue às pessoas com maior probabilidade de se interessar e agir.
Ao usar o tráfego pago você acaba pulando algumas etapas e traz um público bem segmentado para o seu site.
Tenha mais conversões de leads
Essa estratégia não é responsável apenas por atrair mais visitantes para o seu site, ela também serve para atrair as pessoas certas. Através de uma boa segmentação você vai conseguir atingir os clientes ideais para o seu negócio, aumentando as chances de converter leads em vendas.
Torne a reputação da sua marca muito melhor no Google
Não há quem não queira estar do lado bom do Google (nas primeiras posições), e pagar por tráfego pode ajudar você a chegar no seu objetivo.
Quando você faz lances em palavras-chave relevantes e cria um anúncio que seja atraente, com um copy excelente, você consegue melhorar a reputação da sua marca aos olhos do mecanismo de pesquisa mais popular do mundo.
Quando a sua marca começa a se tornar mais visível e respeitável, você consegue aproveitar os benefícios de maior confiança e credibilidade com o seu público-alvo.
Por onde implemento as minhas campanhas?
Agora que você já conseguiu entender qual o poder dessa estratégia, é importante saber por onde começar a implementar as suas campanhas. Como dito anteriormente, existem diversas plataformas para isso como Google, Facebook, Instagram, Bing e muitos outros.
Porém quando estamos falando sobre tráfego pago, estamos nos referindo a um tipo específico de publicidade. Ou seja, existem diversas plataformas com opções exclusivas e diversas possibilidades para trazer mais tráfego para o seu domínio.
Por isso, é muito importante que você entenda que elas são diferentes em características técnicas e também em relação à plataforma de divulgação.
Apesar de possuírem alguns passos parecidos, criar uma campanha no Google Ads é diferente de fazê-la no Facebook Ads ou LinkedIn Ads. Além disso, existe uma etapa comum entre todas as plataformas que você deve dominar.
E ela se chama análise de métricas! Todas as plataformas de tráfego pago permitem que você acesse diversos KPIs para analisar os resultados, identificar pontos positivos, quick-wins e oportunidades de melhorias.
As principais plataformas de tráfego pago
Como dito anteriormente, existem diversas plataformas para criar anúncios para aumentar o tráfego de um site. Conheça alguns deles:
Google Ads
O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, é uma plataforma de anúncios do Google.
É através dessa plataforma que os anúncios podem aparecer nos resultados de busca do Google e sites parceiros. Além disso, uma das grandes vantagens da ferramenta é segmentar o público que você deseja atingir.
A segmentação do Google Ads permite que você possa exibir seus anúncios para pessoas de uma localidade específica, faixa etária, interesse, além de outras diversas possibilidades. Essa é uma maneira super eficiente de atingir um tráfego altamente qualificado.
Um outro ponto super positivo é que a plataforma oferece a oportunidade de realizar testes A/B para ver quais anúncios funcionam melhor para o público que você definir.
Facebook Ads
O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios do Facebook e análogo ao Instagram Ads. Através dele você pode exibir anúncios dentro das duas plataformas.
Além disso, essa é uma plataforma considerada super interessante para trazer clientes para o site do seu negócio e aumentar a visibilidade da sua marca. A plataforma ainda conta com recursos que permitem que você realize uma segmentação detalhada da audiência que deseja alcançar com seus anúncios.
Instagram Ads
Apesar de ser possível realizar o tráfego pago do Instagram dentro do Facebook Ads, a plataforma possui a sua própria ferramenta onde é possível criar anúncios dentro do Instagram, seja em fotos, vídeos, feed ou até mesmo stories.
Youtube Ads
Como você já deve saber, o Youtube Ads é a plataforma de anúncios do Youtube. Essa ferramenta torna possível a criação e veiculação de anúncios dentro dessa rede social, mais especificamente dentro dos próprios vídeos ou como sugestão.
O Youtube Ads é ideal se o seu negócio é em vídeo e pode atrair e encantar seu público mais facilmente, já que esse formato está super em alta.
LinkedIn Ads
O seu negócio é B2B? A melhor estratégia para você é anunciar no LinkedIn Ads, plataforma de anúncios da rede social voltada aos negócios.
Com diferentes opções de formatos de anúncios dentro do LinkedIn, o LinkedIn Ads oferece possibilidades para anunciar na timeline, na barra lateral ou como mensagem na caixa de entrada.
Além disso, a segmentação pode ser realizada por função, título, nível de experiência, indústria, tamanho de empresa e muito mais.
Taboola
A Taboola é conhecida como uma plataforma de anúncios nativos que ajuda a atrair e a qualificar o público. Para quem não sabe, os anúncios nativos são aqueles que o público não percebe que se trata de uma publicidade.
Isso ocorre porque o anúncio assume uma forma diferenciada de conteúdo. Por isso, ele aparece como qualquer outro blog post, com o objetivo de levar o público para tomar uma ação.
Bing Ads
Apesar de não ser tão utilizado como o Google, o Bing é o segundo site de buscas mais popular do mundo. E por conta disso também possui a sua própria plataforma de links patrocinados.
Ele é fruto de uma parceria entre a Microsoft e o Yahoo para competir com o Google e que acaba lembrando muito o Google Ads.
Como é realizado o tráfego pago?
O passo a passo de como realizar o tráfego pago vai depender muito da plataforma que você escolher para realizar os seus anúncios, porém existem algumas técnicas gerais e formas de pensar que podem ajudar você durante esse processo.
Saiba quais são os elementos essenciais para essa etapa:
- A persona deve estar muito bem mapeada: é muito importante que você conheça exatamente como o seu cliente ideal se comporta na internet e quais plataformas e redes sociais ele usa.
- Realize uma boa pesquisa de palavras-chave: é muito importante que você domine as keywords certas para que você consiga montar uma campanha eficiente e que tenham um ótimo custo-benefício. Isso porque, não basta somente tentar posicionar para uma palavra-chave que é muito disputada, já que elas costumam custar caro e, podem acabar não trazendo os resultados que você espera. Por isso, realize muitos testes antes.
- Aproveite todas as opções de segmentação: aproveite todas as opções de segmentação das plataformas de Ads para diversificar suas campanhas.
Quais custos eu vou ter com o tráfego pago?
É importante que você saiba que para essas estratégias será muito importante ter um certo conhecimento financeiro.
Isso porque, no marketing digital tudo é definido pelo orçamento. Porém, ao pagar pelo tráfego, você vai gastar dinheiro em ações específicas. Por isso, é muito importante que você entenda quais são os custos envolvidos para tomar decisões informadas e maximizar o retorno dos investimentos.
Existem dois modelos de preços que são os mais comuns no tráfego pago. Conheça quais são eles:
Custo por clique – CPC
O CPC é conhecido como um modelo de preços popular em que você paga um valor predeterminado sempre que alguém clica no anúncio.
Esse tipo de modelo é essencial para direcionar tráfego para seu site ou landing page, já que você só é cobrado quando os usuários interagem com o anúncio, ou seja, você paga por clique.
Para conseguir aproveitar muito bem as suas campanhas de CPC, concentre-se em criar anúncios que atraiam o público certo e os leve a realizar alguma ação. Além disso, fique sempre atento a sua taxa de cliques (CTR) e a taxa de conversão para garantir que você está alcançando os resultados desejados.
Custo por mil impressões – CPM
Já o CPM é um modelo de precificação em que você paga um valor fixo a cada 1.000 vezes que o seu anúncio é exibido, independente de quantos usuários clicarem nele.
Esse é um dos modelos mais adequados para campanhas que são focadas em reconhecimento e brand awareness, já que permite atingir um grande público a um custo considerado relativamente baixo.
Além disso, para conseguir o máximo valor das campanhas de CPM, é importante que você se concentre em otimizar os posicionamentos de seus anúncios e as opções de segmentação para garantir que seus anúncios sejam vistos pelas pessoas certas.
Por isso, sempre fique atento à visibilidade e alcance das métricas para avaliar a eficácia de sua campanha.
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