Tráfego para E-commerce: para que serve e como consegui-lo?

O E-commerce é um dos segmentos de mercado que mais cresce no país. De acordo com uma pesquisa realizada em 2020, o E-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 75% ao comparar com o ano anterior. 

Esses dados resultam em uma procura maior por esse tipo de comércio. Isto é, empreendedores que possuem lojas físicas estão optando por migrar para ambientes virtuais por conta da maior facilidade de geração de clientes e de vendas.

Entretanto, muitos se frustram por não conseguirem a quantidade de vendas necessárias para se manter no mercado, e, com isso, acabam desistindo do seu E-commerce. Isso realmente pode ser um risco caso você ainda não saiba como atrair e gerar vendas de forma correta.

Portanto, hoje vamos lhe mostrar como o aumento do tráfego influência na elevação das suas vendas com as seguintes dicas:

  1. SEO;
  2. Redes sociais;
  3. Navegabilidade;
  4. Produção de conteúdo;
  5. E-mail marketing e de abandono de carrinho;
  6. Anúncios;
  7. Feedbacks; 
  8. Agência de Marketing.

Mas antes, que tal entender um pouco melhor sobre o tráfego? 

O que é o tráfego para E-commerce?

O tráfego web se refere ao acesso dos usuários (acesso) pelas páginas online. Isto é, consiste no número de visitas que a sua loja virtual está recebendo todos os dias. Assim, quanto maior o tráfego, maior o número de pessoas que estão conhecendo a sua marca. 

Com isso, quanto mais tráfego a sua loja receber, mais conversão você vai gerar. Por isso, é fundamental aumentar o tráfego da sua loja virtual para arrecadar mais vendas. 

Existem dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago. Apesar de contrários, eles são complementares e, com isso, trabalham em conjunto para potencializar as chances de alcançar ainda mais clientes. Abaixo, confira detalhes sobre cada um deles.

Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico dispensa qualquer necessidade de pagamento. Ele pode funcionar de diversas maneiras, por meio de conteúdos, técnicas de SEO e outras estratégias.

Geralmente, o tráfego orgânico demanda um pouco mais de paciência e persistência, uma vez que os resultados não são instantâneos. As estratégias levam médio a longo prazo para obter resultados, mas quando isso acontece, a sua loja chegará ao topo! 

Tráfego Pago

Já com tráfego pago, como o próprio nome já indica, é preciso pagar para ter resultados. O bom é que através desse tipo de tráfego, os resultados são rápidos e instantâneos. 

Por isso, o tráfego pago demanda um investimento maior, mas os resultados podem ser imediatos. Para você entender melhor, conheça os tipos: 

  • Google Shopping: é uma das campanhas que mais funcionam para lojas virtuais é o Google Shopping, uma vez que ela é focada diretamente na venda. Por meio dessa campanha, você pode disponibilizar todos os produtos da sua loja nesse tipo de anúncio para aparecer na aba “shopping” do Google. Assim, será mais fácil do usuário encontrar o seu produto;
  • Rede de pesquisa: são anúncios de texto.Ou seja, é uma campanha onde se utiliza Call to Action para chamar a atenção do usuário;
  • Rede de display: consiste na compra de espaços em sites parceiros do Google. Assim, o anúncio auxilia na divulgação da sua loja, pois ela vai aparecer em banners em blogs, páginas web e portais enquanto eles recebem alguns centavos por isso;
  • Vídeo: são os anúncios que aparecem no meio dos vídeos do Youtube;
  • App: propagandas e anúncios que aparecem no meio de aplicativos do seu celular;
  • Google Meu Local: tipo de campanha que funciona através da localização. Isto é, ele irá divulgar a sua empresa para pessoas que moram perto dela. No Google Meu Local, você pode ter um alcance mais local para a sua marca.

Contudo, um ponto importante para sinalizar é que você deve contar com um profissional especializado em tráfego e anúncios, visto que por mais que ao ler pareça muito simples, a realidade não é tão fácil assim. É preciso entender como criar, editar e mensurar os resultados dos anúncios de forma eficaz. E isso não é para qualquer um! 

Como o tráfego para E-commerce pode ajudar nas vendas?

Para início de conversa, você precisa entender qual a relação do tráfego com as conversões em vendas da sua loja. Bom, a taxa de conversão é justamente o número de visitantes da sua página que realizaram a ação desejada, ou seja, tornaram-se clientes. 

Contudo, a sua taxa de conversão é totalmente atrelada ao seu tráfego, quando um aumenta o outro também, mas não proporcionalmente, até porque nem todos os visitantes vão adquirir da sua loja. 

Porém, atrair visitantes para a sua página não é uma tarefa tão simples. É preciso de muita atenção e alguns conhecimentos básicos que só os profissionais da área possuem. Com isso, é claro que a Tercerize vai dar uma forcinha, não é? 

Confira algumas formas de conquistar tráfego para E-commerce.

1. SEO

O SEO é uma das estratégias que mais geram tráfego para E-commerce, uma vez que através dele é possível fazer com que a sua empresa seja encontrada mais facilmente nos buscadores. Mas para isso, é preciso de uma página otimizada e um SEO muito bem estruturado.

Com o auxílio de palavras-chaves, você irá inserir informações sobre os produtos, páginas, conteúdos, títulos, URLS e o que mais necessitar para deixar a página otimizada. A partir disso, o seu site começa a entrar nos parâmetros do Google e torna-se destaque nos buscadores, trazendo cada vez mais visitas orgânicas e vendas.

Leia mais em: SEO para E-commerce

2. Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia parece impossível alguma pessoa/loja não estar presente nas redes sociais. Porém, por incrível que pareça, existem empresas que acreditam que as redes sociais não dão resultados positivos nas vendas. E de fato, isso é um pensamento muito válido! Entretanto, para quem trabalha com isso sabe o quanto é importante estar presente nas redes sociais.

As redes sociais são um ponto de encontro com os seus clientes e futuros clientes. Através delas, você pode aproximar a relação com o seu público e incentivá-los a consumir da sua loja. Mas infelizmente, as redes sociais ainda não conseguem ser a sua principal fonte de vendas, uma vez que elas são apenas 5% das suas vendas.

Entretanto, a sua importância é devido que a maioria dos usuários que estão pensando em adquirir algo de alguma loja, possuem o costume de pesquisar as redes sociais do negócio antes de comprar. Eles procuram opiniões de outras pessoas que também compraram, entender a identidade do seu E-commerce e conhecer um pouco melhor da marca. E, por isso, estar presente nas redes sociais facilita muito esses momentos!

Portanto, se você está aqui nesse post para aprender a como obter mais tráfego para E-commerce mas a sua loja ainda não está em alguma rede social, pare tudo o que está fazendo e vá criar um perfil agora mesmo. 

Após isso, faça uma boa descrição da sua loja com o endereço virtual e todos os outros detalhes relevantes. Em seu feed, você pode adicionar seus produtos, promoções, dicas, experiência de clientes e usar e abusar das #. 

3. Produção de conteúdo

Se você é um leitor assíduo do blog da Tercerize, você já deve ter percebido que a produção de conteúdo pode trazer muitos benefícios, como ganho de autoridade, rankeamento e até mesmo maior tráfego para E-commerce.

Investir em um blog é uma ótima maneira de aumentar o seu tráfego, uma vez que com a criação de conteúdos relevantes para o seu nicho, você pode educar e criar um relacionamento diferente com o visitante do seu blog. Ou seja, a partir dos conteúdos, há a possibilidade de persuadir o leitor para levá-lo à página da sua loja.

Dessa maneira, os seus conteúdos servem como um bom cartão de visitas, além de proporcionar credibilidade para a sua marca e divulgar os seus produtos.

4. Anúncios

O anúncio é uma estratégia que traz resultados imediatos. Por isso, é fundamental investir em anúncios para a sua loja virtual.

Caso o seu E-commerce não tenha uma porcentagem de tráfego boa, está na hora de investir em anúncios! Através deles, você pode fazer a sua loja aparecer no buscador do Google, até porque é lá onde as pessoas pesquisam sobre tudo, serviços, empresas e produtos. Por isso, é imprescindível que o seu E-commerce esteja presente nessa página para ser encontrado. (nas primeiras posições para ser encontrado)

Existem inúmeras possibilidades de características dos anúncios para deixar eles ainda mais direcionados, como a segmentação, personalização e o que mais for necessário para criar um tipo de audiência qualificada. O que aumenta ainda mais as chances dos seus anúncios gerarem vendas. 

Leia mais em: Anúncio no Google para E-commerce

5. Feedbacks 

Os feedbacks ou prova social nada mais é do que as recomendações das pessoas que adquiriram da sua loja. Dessa maneira, quanto maior forem as recomendações positivas, maior será a chance de outro usuário adquirir do seu E-commerce.  

Por isso, mostre o quanto os seus clientes confiam na sua loja mostrando a opinião de cada um. Deixe a opção de comentário aberta, incentive a avaliação deles após a compra e invista no pós-venda. Tudo para deixar o seu cliente 100% satisfeito e pronto para recomendar a sua loja a conhecidos. 

6. Contar com uma Agência de Marketing especializada

Sabemos que aumentar o tráfego para E-commerce pode ser uma tarefa complicada que demanda muita atenção e tempo. Para solucionar esse problema, que tal conhecer a Tercerize um pouco melhor? Com profissionais competentes do seu lado tudo fica mais fácil! 

Portanto, conheça nossos principais serviços para E-commerce e a nossa equipe especializada e pronta para levar a sua loja rumo ao sucesso! Acesse o nosso site para saber mais ou entre em contato conosco. 

Dicas bônus para manter o seu tráfego:

7. Navegabilidade boa

Pois, já aconteceu de você acessar uma loja e ela ser toda lenta e desorganizada? Pois é, você desiste na hora e sai do site. Agora imagine todos os seus clientes fazendo isso na sua loja. Nada bom, não é?! 

De nada adianta você conquistar um bom tráfego para o seu E-commerce se você não saber mantê-lo. É preciso investir em uma boa navegabilidade para que os usuários consigam acessar a sua loja sem nenhum problema. Para que isso nunca ocorra, é preciso oferecer um site organizado e totalmente responsivo.

Foque em ter um layout clean e em oferecer as informações com facilidade para que o cliente consiga acessar todas as categorias, produtos e descrições do seu E-commerce sem nenhuma dificuldade.

Tudo isso vai fazer com que os visitantes passem mais tempo em seu site e se sintam confortáveis ao acessá-lo. 

Leia mais em: Layout para E-commerce

8. E-mail Marketing e de abandono de carrinho (botar como extra)

Descontos e conteúdos são os que mais atraem público para o E-commerce, pois isso faz eles se interessarem pela sua loja. Porém, não basta apenas enviar os e-mails e esperar algum resultado. É preciso ter o direcionamento correto dos seus e-mails. 

Nada adianta você enviar um e-mail marketing para um lead que abandonou o carrinho, por exemplo. Esse tipo de segmentação precisa receber descontos ou algum incentivo para voltar a sua loja e finalizar a compra. 

Pensando nisso, crie e-mails personalizados para cada caso, como desistência, abandono de produto ou e-mail marketing comum. Além disso, é fundamental mostrar que a sua loja está disposta a solucionar os problemas do cliente.

Outra dica importante é sempre utilizar CTA -call to action- bons e chamativos para atrair o leitor e convencê-lo a realizar o que foi pedido no e-mail.

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