Woocommerce - Brasil - Vendas - Ecommerce - b2b - SEO - Inbound - Porto Alegre - São Paulo
  • Sobre Nós
  • Serviços para E-commerce
  • Cases
  • Orçamento
Escolha uma Página

Data Marketing para e-commerce: eficácia das ações guiadas por dados

por Adriano Lucas | maio 7, 2018 | E-commerce, Marketing, Marketing Web | 0 Comentários

data marketing para e-commerce

O que é data marketing?

Data marketing consiste na utilização da análise de um grande fluxo de informações acumuladas em bancos de dados para guiar planejamentos e ações de marketing. O método demonstra eficácia por utilizar informações da experiência do próprio cliente para o direcionamento de conteúdo e oferta de produtos e serviços considerados relevantes para o mesmo. O data marketing para e-commerce tem sido estudado recentemente, apontando ótimos resultados e grande possibilidade de ampliá-los exponencialmente se as estratégias forem empregadas da maneira correta.

O grande fluxo de dados onde as informações e experiências do possível cliente estão armazenadas é chamado de big data, sendo considerado a chave para o sucesso para qualquer negócio que pretenda otimizar seus resultados. Uma vez que as estratégias são guiadas por dados, o planejamento de marketing torna-se mais preciso, aumentando expressivamente a assertividade e sucesso das ações.

Entenda o que é e como funciona o conceito de big data:

data marketing

Utilidade do data marketing para e-commerce

Conhecendo o padrão de consumo, interesses, desejos e necessidades do cliente obtemos maior entendimento do que é preciso para instigá-lo de maneira eficaz. A função do data marketing para e-commerce não é só extrair e analisar informações do big data, mas também interpretar e sobretudo articular estratégias segmentadas que tenham como objetivo  “fisgar” os cliente baseando-se nos dados fornecidos pelos mesmos.

Esses conceitos são utilizados para direcionar a oferta de acordo com os padrões comportamentais e de consumo do público-alvo, que torna-se ainda mais segmentado e especificado que nas estratégias de marketing utilizadas pelo até então.

A interpretação dos dados coletados na análise para o e-commerce é extremamente valiosa, já que a disseminação, armazenamento e processo de venda se dão na internet. É com base nesses dados que a parte mais importante da implementação do data marketing para e-commerce se dá: a tomada de decisões. 

data marketing para e-commerce

Data marketing para e-commerce

Essa fase do processo engloba a implementação das estratégias de marketing fundamentadas pelas informações analisadas, interpretadas e cruzadas, possibilitando estreitar a relação com os clientes através da oferta direcionada daquilo que eles estão buscando ou simplesmente demonstram algum interesse — aumentando a chance de tornar o interessado em consumidor.

A líder mundial em consultoria empresarial McKinsey & Company divulgou em março de 2015 um estudo chamado “Big Data, Analytics e o futuro do Marketing e das Vendas’ , onde entre outras análises, aponta um crescimento de 126% no lucro de empresas que usam o data marketing em relação aos seus concorrentes. Com o constante crescimento do mercado de e-commerce, o data marketing torna-se uma vantagem ainda pouco explorada pelas empresas – mas que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e demonstrando resultados muito positivos não só na rentabilidade como na fidelização de clientes.

empresa especializada em marketing digital

Relacionados:

  • Agência de marketing digital para e-commerce
  • inbond marketing
  • Agência de inbound marketing
  • ERP para E-commerce

Enviar Comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Adriano Lucas
Sócio e Head de Marketing

Especialista em E-commerce, Performance, CRM e Vendas. Amante do empreendedorismo e entusiasta de soluções Open Source.

 

Posts Relacionados

  • Agência de marketing digital para e-commerce
    Agência de marketing digital para e-commerce
  • inbond marketing
    inbond marketing
  • Agência de inbound marketing
    Agência de inbound marketing

 

Tercerize - Especializada em entrega de resultados, Vendas, Inbound Marketing, Outbound, E-commerce - São Paulo - Porto Alegre