Vale a pena estar em marketplaces?
Colocar a sua loja em um grande centro comercial parece ser sempre uma boa alternativa para aproveitar o fluxo de clientes e garantir vendas. Mas seja nos shoppings de lojas físicas ou nos marketplaces virtuais isso também significa arcar com custos extras.
Alto custo
Se nos malls se paga até 14º aluguel, no mundo virtual, a comissão dos marketplaces gira em 20%, mas pode chegar a 30. Uma fatia considerável, considerando a operacionalidade de uma loja virtual e demais canais de um e-commerce.
Com estratégias bem planejadas de SEO e Marketing Digital o investimento é muito menor que isso. Sem falar da cobrança da taxa de antecipação de recebíveis nas transações a crédito. Quando a venda é feita diretamente na loja virtual ou demais canais do seu e-commerce, é possível vender à vista com boleto ou ainda buscar outras formas de evitar a antecipação de recebíveis.
Para participar do place serão necessárias, também, integrações entre sistemas de informação (seu ERP com o da plataforma) para gerir as vendas e o faturamento com o mesmo controle que se tem com as vendas na própria loja. Haverá, portanto, um gasto com tecnologia, principalmente se o seu ERP não oferecer essa integração.
Não retenção do consumidor
Quando o cliente opta por um marketplace está focado em achar um produto específico pelo melhor preço. Por mais que a avaliação do vendedor seja um indicativo forte para a consumação do negócio, assim como o prazo de entrega e o custo do frete, para a maioria das pessoas a experiência de compra percebida é em relação ao site inicial. Muito provavelmente, ele não se lembrará da loja, mas reforçará as boas oportunidades oferecidas pelo marketplace.
Fazer parte desse shopping virtual é, muitas vezes, o equivalente a abrir um negócio bem ao lado do seu principal concorrente, afinal são vários lojistas de diferentes segmentos buscando visibilidade e vendas. A canibalização é um grande perigo se a única estratégia de sobrevivência for a redução da margem de lucro.
Desafios e estratégias para ser independente e bem sucedido
Iniciar (e manter) um negócio é difícil em qualquer modelo. Mesmo para quem opta por um negócio totalmente virtual é preciso seguir alguns passos fundamentais: pensar o modelo de negócio, definir o público-alvo, conquistar mercado, solidificar a marca, manter o volume de vendas.
Isso inclui garantir uma logística eficiente, com entrega rápida e valor de frete atrativo. Esse pode ser a maior dificuldade dos pequenos e médios lojistas, mesmo quando conseguem criar nichos em que escapam da concorrência dos grandes players.
Inteligência operacional e investimento em marketing digital são prioritários.