Uma das principais dores de cabeça de todo dono e gerente de e-commerce é o abandono do carrinho de compra. Quando isso acontece, aparecem várias hipóteses sobre o motivo do abandono na cabeça de quem administra a loja virtual.
A principal delas é o frete alto, o que de fato pode ser um dos fatores da alta taxa de abandono de carrinho.
A Sales Cycle, realizou uma pesquisa, nos Estados Unidos, sobre carrinhos abandonados em 2018 e os dados obtidos dão uma boa noção dos motivos e também dos principais segmentos que possuem o maior índice de abandono. (Estamos em 2020 porém os dados se mantêm atuais.)
Segundo a Sales Cycle o segmento do varejo encabeça a lista com o maior número de abandono de carrinho, 75,6%. Seguido do segmento da Moda com 69,1%, Viagens com 81,1%, empresas sem fins lucrativos com 75,6%, Finanças com 80,4% e demais setores finalizam com 75,6%.
Ao contrário do que se esperava, o frete não é o principal motivo e sim “o apenas olhando” foi assinalado como a principal causa do abandono de carrinho. Em segundo, vem o frete, em terceiro vem “estava comparando preço”, em quarto “olhando para comprar na loja física”, em quinto o método de pagamento e em sexto, problemas técnicos na loja virtual.
Mesmo a pesquisa sendo de fora do Brasil, aqui não estamos muito distantes dos dados apresentados pela Sales Cycle.
Agora que sabemos os principais motivos de abandono de carrinho, você sabe como evitar?
A principal dica é: faça um checklist das causas citadas acima e veja se você não tem algum dos problemas citados na sua loja. De posse das informações, separei algumas dicas para você seguir e tentar evitar o abandono de carrinho:
- Tente ter um frete competitivo;
- Evite forçar o cliente a fazer um cadastro muito longo;
- Tenha um checkout simplificado;
- Pegue primeiro o e-mail como campo principal;
- Tenha uma pesquisa ou um chat ativo para saber qual a real causa do abandono e para ajudar o seu cliente a finalizar a compra.
E a dica principal: tenha uma ferramenta de automação de marketing que possibilite identificar de forma automática o abandono e fazer diversas vezes a recuperação do carrinho abandonado.
O uso de um E-CRM/Automação ajudará não somente na recuperação do carrinho, como a fazer outras ações de recomendação de produto e entrega de conteúdo, até que o seu cliente esteja apto a comprar de você.
Segundo a Oberlo, plataforma de Dropship da Shopfy, lojas que enviam acima de 3 e-mails de forma automática, convertem até 69% a mais do que aquelas que enviam apenas um e-mail de recuperação de carrinho.
Outras duas dicas de ouro: colocar um pop-up de abandono de carrinho ofertando um cupom ou frete grátis na hora em que o seu cliente for abandonar o carrinho e ofertar um cupom de desconto para finalização da compra. O cupom pode ser oferecido, tanto no popup de abandono, como no e-mail de recuperação.
Espero que tenha gostado das nossas dicas e caso tenha ficado alguma dúvida é só nos contatar em qualquer um dos nossos canais. Será um prazer poder ajudar.