Escolha uma Página

Dashboard para E-commerce

Ter dados analíticos sobre seu e-commerce ou outro tipo de negócio, seja online ou offline, todos já sabemos que é fundamental. Agora, ter dados concisos e precisos sobre diversas visões do seu negócio ou operação é fundamental.

Você já faz uso de análise de dados em sua operação de e-commerce ou negócios?

Se ainda não faz, corra! Pois você pode estar deixando dinheiro na mesa ou aplicando estratégias e investindo forças no lugar errado. Mas não se desespere, assim como plataformas de e-commerce, existem diversas plataformas, tanto gratuitas quanto pagas, que oferecem relatórios e dashboards muito completos, que lhe auxiliarão na tomada de decisão e apontarão o caminho certo.

A escolha de qual plataforma é a ideal irá depender do seu modelo de negócios e quais os tipos de investimento em marketing você faz.

Tratando-se de e-commerce é fundamental ter uma plataforma que lhe aponte os resultados de marketing e uma que aponte ou traga dados da operação como um todo. Principalmente dados sobre o comportamento dos consumidores na sua loja virtual. As de marketing possibilitarão ver com maior clareza onde estão indo os investimentos e quais trazem maior retorno. Já as de relatórios “gerenciais” darão uma visão mais ampla da operação. Arrisco a dizer que esta tem uma maior relevância dentro do processo. Pois será através dela que você poderá entender ciclos de compras, produtos que mais vendem, produtos que não vendem e que não valem a pena você ter no seu mix de produtos. Dependendo da ferramenta, você poderá trabalhar de forma preditiva e conseguirá antever comportamentos.

Entender comportamentos e poder antecipá-los dará um poder maior de conversões e de vendas recorrentes.

Algumas das 10 métricas essenciais para que você tenha uma visão clara do seu e-commerce:

1 – Desempenho de produtos por SKU e Categorias
2 – Ticket Médio por pedido
3 – Rentabilidade por produto
4 – Margem de lucro por SKU
5 – Saber qual canal trás o cliente com menor CAC
6 – Saber quem são os clientes através de ticket médio
7 – Obter dados geográficos
8- Custos com frete por região
9 – Tendências de consumo
10 – Sazonalidade

Dashboard para E-commerce

Dashboard para E-commerce

Como comentei no início do texto, existem diversas ferramentas que possibilitam trazer estes dados sobre o seu dia-a-dia do seu e-commerce. Por terem versões gratuitas, duas das mais utilizadas são o PowerBI e o Cyfe.

O PowerBI é um BI da Microsoft e possuí diversas integrações, com os mais variados tipos de bancos de dados e também de aplicações opensource. Além, é claro, de um markeplace de APP que turbina e dá um poder enorme de funcionalidades. Com o PowerBI é possível estruturar dashboards dos mais variados tipos e para os mais variados segmentos, seja um e-commerce ou até mesmo negócios offline.

Já o Cyfe é uma espécie de Google Analytics, porém turbinado e também com muitos conectores, que trazem diversos tipos de relatórios/dashboards pré-prontos. Caso não queira utilizar um dos seus dashboards pré-prontos, ele possibilita você conectar com sua base de dados e você mesmo montar o seu próprio relatório.

A escolha vai depender muito do tipo de relatório ou dashboard que você necessita. Caso nenhum destes atenda sua demanda, o que eu particularmente acho difícil de acontecer, pois as duas ferramentas são muito boas e complementares, você ainda tem a opção de desenvolver um dashboard do zero. Para isso, basta que você tenha acesso ao seu banco de dados ou a API da sua loja e contratar uma empresa especializada em Dashboard e solicitar que seja desenvolvido de acordo com as suas necessidades.

Lembre-se que reinventar a roda não faz sentido, devido a enorme quantidade de ferramentas tanto pagas, quanto free à disposição no mercado.