O e-mail é a grande estrela e ao mesmo tempo tem sido o grande vilão do marketing digital, e até mesmo do marketing offline. Poucas pessoas entendem a forma correta de capturar, trabalhar o e-mail e transformá-lo em venda. Seja ela nova ou até mesmo uma retomada de relacionamento comercial. Neste artigo, vou explicar como capturar a sua lista de e-mail e como trabalhar para converter seu e-mail em resultado.
Geralmente, o pessoal acaba pegando e-mail de forma aleatórea na internet, reaproveitando listas de colegas de trabalho ou até mesmo comprando listas. Estas formas são um erro muito comum em empresas que precisam vender, seja por um e-commerce ou de forma offline. O problema maior é que muitas vezes as pessoas que recebem este e-mail não estão nem um pouco interessadas no conteúdo e acabam não abrindo ou, pior, denunciam a empresa por spam. Em alguns casos as pessoas chegam a denunciar no Reclameaqui. Isso é péssimo para a imagem da empresa, pois impacta diretamente na forma como a empresa é vista em relação ao uso de dados e acaba criando uma imagem negativa.
Mas como adquirir uma lista? A resposta para esta pergunta é bem simples: entregue aquilo que o que seu possível cliente necesita, ou seja, conteúdo de interesse dele.
Vamos a um exemplo prático: Se você vende equipamentos para academia, crie um conteúdo com foco em quem quer montar uma academia, faça um e-book dando dicas para quem quer abrir uma academia e ofereça este conteúdo de forma gratuíta. Faça um anúncio levando para uma página de aterrissagem (landing page), explicando do que se trata o e-book e dê a opção de para baixar apenas cadastrando o e-mail. Uma vez que este e-mail esteja em sua base de dados é hora de você trabalhar a geração de conteúdo, até convertê-lo em cliente. O ideal é que você utilize alguma plataforma de automação de marketing onde possa montar um funil de vendas, de acordo com o seu planejamento. Aqui falei apenas de e-book, porém existem várias outras formas de capturar e-mails, que chamamos de iscas digitais.
E, se eu tiver uma lista no outlook de pessoas que já compraram posso usar? Mesmo fazendo algum tempo que não troco e-mail com elas? Sim, porém a estratégia de abordagem deve ser outra. O ideal é que você envie um e-mail personalizado e pessoal, perguntando se o cliente teria interesse em receber algumas dicas no e-mail sobre assuntos relacionados a sua empresa. Tome o cuidado de não enviar propaganda, pois nesta etapa estamos apenas retomando o relacionamento. Para mim, aqui funciona muito um enviar e-mail desejando uma boa semana e se colocando à dispisição; ou, ótima semana, caso precise tirar alguma dúvida é só chamar. Desta forma estou lembrando que estou aqui e aquecendo o contato. Logo na próxima etapa, peço para adicionar ele na minha lista de newsletter. Uma vez na minha news, é hora de trabalhar ele, até colocá-lo no funil de vendas. Lembre, sempre é bom usar uma ferramenta de automação de marketing, pois ela fará tudo de forma automatizada e você não precisará ficar enviando e-mail um a um.
Então, espero ter ajudado. Caso precisem, estou à disposição para montar o seu funil de vendas e automação de marketing.