Marketing E-commerce: A chave do sucesso para seu e-commerce.
Ter um e-commerce (loja virtual) nos dias de hoje é fundamental para qualquer empresa. Não podemos mais ignorar este canal de vendas. Ter um e-commerce é como ter uma loja aberta o tempo todo.
Porém, de nada adianta ter uma loja aberta, sem ter clientes que visitem sua loja. Concorda?
É aí que o marketing para e-commerce entra. A primeira ideia que vem na cabeça de muitas pessoas ou empresas ao colocarem um e-commerce, é de que basta colocar uma loja na internet e as vendas virão de forma automática. Mas não é assim que funciona.
E, quando as vendas não vem de forma automática, a primeira a levar a culpa, normalmente, é plataforma de e-commerce. Sendo que, na maioria das vezes as vendas não vieram porque não se tem um planejamento, nem uma estratégia de marketing para e-commerce.
Então, antes de iniciar qualquer projeto de e-commerce é fundamental que se tenha um planejamento do todo. Desde a escolha da plataforma, passando pela logística, até a estratégia de marketing.
O que meu e-commerce deve fazer para ter vendas?
Para um e-commerce ter vendas é necessário alguns pilares estruturais. São eles: facilidade e comodidade de compra, preço, promoção e frete acessível. Ou seja, uma ótima experiência de compras.
Geralmente, quem compra algo na internet está buscando pelo melhor preço, isso inclui um frete com preço em conta e que justifique o tempo de espera até a entrega do produto. Mas também é comum os consumidores da internet fazerem compras de ocasião, aquela onde você não estava buscando um produto, mas esbarra na oferta e decide aproveitar.
Então, o segredo de sucesso de qualquer e-commerce é TRÁFEGO. Sim, tráfego. Lembra no início do texto, onde falei que não adianta você ter uma loja aberta sem ninguém para visitar? Pois é, precisamos que as pessoas descubram sua loja para depois tomarem a decisão de compra.
Mas quais são as formas de atrair tráfego de pessoas na minha loja?
Exitem algumas formas de atrair tráfego até seu e-commerce. Você pode pagar por anúncios ou tentar posicionar gratuitamente sua loja nos buscadores. As buscas pagas são a forma mais rápida de atrair pessoas e converter em vendas.
Já através do SEO (Posicionamento Orgânico) é um pouco mais demorado, pois depende de você otimizar toda sua loja para que os buscadores a encontrem.
Porém, de nada adianta você atrair pessoas até sua loja e não oferecer uma ótima experiência de compras e navegação. É muito comum algumas empresas atraírem possíveis clientes e não conseguirem vender, pelo simples fato de que a loja não é nada amigável para quem está visitando.
Lembra do planejamento? Pois é, nele que pensamos em cada detalhe, desde a navegação de toda a loja, ações que levarão o cliente a converter e não abandonar a compra e até as ações que faremos para ele voltar a comprar.
Além de anúncios pagos e SEO que levem o comprador até sua loja virtual, existem outras formas de vender pela internet. A principais são os marketplaces e redes de afiliados.
Marketplaces funcionam como um grande shopping online, com diversas lojas dentro dele. A principal vantagem desse modelo de venda é que você não precisa investir em marketing, pois fica tudo fica por conta deles. Um dos marketplaces mais conhecidos no Brasil é o Mercado Livre.
A grande desvantagem de usar esse tipo de serviços é a comissão que você paga para eles e o grande número de concorrentes no mesmo lugar.
Uma das melhores estratégias é você não subir todo o seu catálogo no marketplace e sim alguns produtos que você tenha uma boa margem para queimar e vender com preço abaixo do mercado. Esta estratégia serve para atrair o cliente e depois tentar ter leva-lo para seu e-commerce e ter uma recorrência posterior.
Vale salientar que os Marketplaces não passam as informações dos clientes, ou seja, o cliente não é seu. Mas não se preocupe, existem algumas formas de conseguir capturar esta informação e tentar vender mais de uma vez para este cliente.
E, por falar em vender mais de uma vez, é fundamental que você tenha um processo de CRM para e-commerce. Será através dele que você poderá manter um relacionamento com o seu cliente e conseguirá ter recorrência de vendas.
E-commerce sem tráfego e recorrência está fadado a não ter sucesso.
Lembra do SEO? Sim, ele é fator chave para o seu e-commerce diminuir investimentos com anúncios pagos. Uma boa otimização na sua loja, você terá tráfego de qualidade e volume de vendas sem muito investimento em um médio prazo.
Para ter recorrência é legal ter réguas de relacionamento e criar ações de relacionamento pós venda, para conhecer seu cliente e poder ofertar novos produtos.
Inbound para e-commerce
Qualquer empresa que queira vender precisa ter um funil de vendas e uma jornada de compras bem estruturada. O Inbound Marketing é o processo que soma atração, conversão e relacionamento. É possível gerar conteúdos para atração e diversas formas de conversão na sua loja.
Conteúdo para E-commerce
Ter um blog e conteúdo de qualidade serve tanto para o Google encontrar a sua loja, quanto para você manter seus clientes engajados e comprando de você. Então, invista forte em conteúdo, eles te ajudarão a vender mais.
Fazer internamente ou contratar uma agência?
Sempre é muito tentador tentar fazer sozinho ou até mesmo ter uma equipe interna de marketing. Porém, este privilégio é para poucos, e quando falo para poucos, falo para os grandes.
E, mesmo as grandes empresas muitas vezes não conseguem internalizar todo o processo, pelo simples fato de que é necessário ter uma equipe multidisciplinar que faça todas as etapas do marketing: SEO / CRM / ANÚNCIOS / REDE SOCIAIS / E-MAIL MARKETING / CRM / MARKETPLACES / PRODUÇÃO DE CONTEÚDO TEXTUAL E VISUAL
Por isso, o ideal é contratar uma agência especializada em Marketing para E-commerce. Mas, antes de fechar com a agência, converse com outros clientes sobre o atendimento, conheça os cases de sucesso e faça a escolha com base nas entregas de resultado para e-commerce.
Ficou com algum dúvida? Fique a vontade para conversar com nossa equipe.