Modelo de vendas online – Entenda tudo sobre o e-commerce
Atualmente o e-commerce é conhecido como um dos maiores modelo de vendas online do mercado e não para de crescer no mundo todo. Isso porque, é possível comprar e vender online todo tipo de produto, nos mais diversos canais de venda.
Além disso, para os consumidores, o e-commerce já virou um hábito que reúne a praticidade de encontrar produtos e serviços do mundo todo e comprar de onde eles estiverem. Já para os lojistas, essa é uma grande oportunidade de negócio para vender mais e adquirir ainda mais clientes. Em um tipo de comércio que não possui fronteiras e se conecta com os novos hábitos dos consumidores.
Se você quer aproveitar o crescimento do comércio eletrônico para se tornar um empreendedor digital e alavancar a sua empresa para um novo negócio, acompanhe este artigo para saber como criar a sua loja virtual.
O que é o e-commerce?
O e-commerce são operações de compra e venda de produtos e serviços que ocorrem através dos canais digitais. Além disso, esse tipo de operação conta ainda com serviços de pagamento online.
O e-commerce ainda envolve as operações entre os compradores e vendedores, que podem ocorrer em diversas plataformas, como lojas virtuais, marketplaces, redes sociais, aplicativos e outros canais de comércio eletrônico.
Nas operações do e-commerce, os compradores navegam pela plataforma de vendas em busca de produtos e serviços, adicionam os itens ao carrinho de compras e finalizam a compra com algum meio de pagamento online.
Por isso, quem decide começar a vender pela internet precisa estruturar um negócio. Que deve ir desde o planejamento de marketing, vendas, finanças, estoque e logística, até o recebimento e a gestão dos pedidos na plataforma de vendas.
Como o e-commerce funciona?
Basicamente o e-commerce funciona como uma filial virtual e representa um excelente canal de vendas online para diversas empresas. Na prática isso significa que o lojista pode comercializar os seus produtos através de um site exclusivo e personalizado e ainda se preferir, centralizar ali todas as suas operações.
Lembrando que é possível vender qualquer mercadoria através do e-commerce, basta adaptar a logística para cada tipo de produto, caso seja necessário.
Passo a passo para criar um e-commerce
Faça um planejamento do negócio
O planejamento do negócio deve começar pela definição do capital inicial. Você deve pensar em quanto você tem disponível para investir, esse valor deve ser dividido por 12, assim você saberá qual a quantia que terá por mês durante um ano. Através desse planejamento você deve alocar todas as despesas dentro do estipulado para o mês.
Escolha uma boa plataforma de e-commerce
A plataforma deve funcionar como a espinha dorsal do seu e-commerce, já que vai ser nela que vão estar concentradas praticamente todas as funcionalidades do seu negócio. Por isso, ela precisa ser o mais completa possível, gerando o suporte necessário para a sua loja para que as vendas aconteçam e os clientes tenham uma excelente experiência de compra.
Defina o sistema de pagamento
A definição do sistema de pagamento deve ser o próximo passo que você deve dar para criar um e-commerce. Você pode escolher três opções. A primeira é o intermediador de pagamento, que cobra uma taxa feita por transação, e que assume todas as obrigações nas etapas do pagamento.
A segunda opção é o gateway de pagamento, que conecta a sua loja diretamente com os agentes financeiros, que são os bancos ou operadoras de cartão. Sendo considerada uma solução mais avançada, indicada somente para grandes operações.
Invista na segurança da loja online
O investimento na segurança da loja online é essencial para que você garanta a credibilidade dela perante o público, afinal sabemos que ninguém deseja comprar em um lugar em que pode sofrer golpes ou ter as informações pessoais roubadas. Lembre-se que quando uma fraude acontece, todo mundo acaba perdendo dinheiro — inclusive você.
Não esqueça de aplicar as estratégias de marketing
Não se esqueça do planejamento das ações de marketing que são fundamentais para atrair e fidelizar os seus clientes. Nesta etapa, recomendamos que você contrate uma agência especializada para desenvolver campanhas de adwords, email marketing e os banners da sua loja virtual. Além disso, a criação de um blog também vai ajudar a sua loja online a ser melhor posicionada para aparecer nos buscadores.
Os desafios de um e-commerce
Entre os principais desafios do e-commerce estão a gestão de estoque e logística, que acabam exigindo um planejamento eficiente para não prejudicar a experiência do cliente nem acabar gerando gastos desnecessários. Isso porque, os problemas de estoque ou logística acabam afetando a entrega do produto ao cliente. O que pode fazer com que ele acabe recebendo a encomenda com atraso ou com avarias, por exemplo.
Além disso, não realizar um gerenciamento correto dessas áreas pode acabar gerando altos custos de armazenamento, com aluguel de espaço e depreciação dos produtos.
Outro desafio super comum do empreendedorismo na internet é compreender o complexo sistema tributário do Brasil. Além disso, é muito importante ter um contador para lhe ajudar a cumprir corretamente as obrigações fiscais e tributárias, se não elas podem acabar lhe gerando multas e penalidades.
Lembrando que a internet é considerada um novo ambiente para diversos empreendedores. Por isso, é preciso compreender a internet, seus canais e as suas possibilidades para conseguir se comunicar melhor ainda com os consumidores e aproveitar todas as oportunidades.
Para isso, muitas vezes é necessário investir e realizar cursos e estudar sobre e-commerce e marketing digital para saber onde você está se envolvendo.
Vale a pena investir nesse conhecimento para gerar melhores resultados para o seu negócio.
Agora você já está pronto para começar a planejar o seu e-commerce. Por isso, caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse modelo de vendas online, basta entrar em contato conosco, estamos à disposição para lhe ajudar.