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O que é KPI e qual a importância para o seu e-commerce ?

por Adriano Lucas | set 27, 2019 | E-commerce, Geral | 0 Comentários

o que é KPI

A tradução literal de Key Performance Indicator (KPI) é Indicador Chave de performance. Como o nome diz, ele avalia a performance das ações dentro do seu negócio. Para entendermos melhor, KPI é um tipo de métrica que mede o desempenho de suas estratégias e processos de marketing, para ter controle dos resultados e entender o que precisamos modificar. Além de proporcionar aos colaboradores da empresa que entendam o quanto suas funções são essenciais para os resultados. 

Você pode medir número de visitas, tempo de navegação, interação, abandono de carrinho, conversão e etc. Existem muitos números que podem ser avaliados e medidos, mas você precisa saber quais são os mais relevantes para montar sua estratégia. Para isso, vamos entender um pouco melhor sobre KPIs.

Diferenças entre métricas e KPI

Apesar de parecer tratar do mesmo assunto, KPI e métrica não são a mesma coisa. As métricas avaliam questões pontuais sobre o comportamento dos visitantes dentro do site. KPI é um indicador criado a partir de métricas, para avaliar o sucesso dos resultados do seu negócio. De forma mais simples, as métricas apresentam resultados brutos e os KPI são criados a partir do cruzamento das métricas relevantes, que se tornam indicadores e ajudam na tomada de decisões dentro da empresa. 

Agora que já entendemos sobre o que se tratam as KPIs, vamos entender como elas funcionam e de que forma podemos aplicar em nosso negócio. 

Taxa de conversão 

É um KPI importantíssimo, afinal, é através de conversão que obtemos resultados. Esse indicador basicamente analisa o número de visitas do site versus o número de vendas realizadas. Afinal, de nada adianta termos números gritantes de visitantes na loja e obter um número baixo de vendas. A partir disso podemos avaliar porque o site não converte. 

Abandono de carrinho 

Esse é um indicador muito importante, o abandono de carrinho é um dos mais recorrentes problemas dentro dos e-commerces. Então o KPI nos ajuda a avaliar o comportamento do usuário dentro do site, até o momento que ele decide não finalizar a compra. Assim, conseguimos identificar se existe algum erro ou ter uma ideia de qual motivo está causando o abandono de carrinho. 

Taxa de rejeição 

Muitos acabam não avaliando esse indicador, mas a taxa de rejeição é essencial para entendermos se estamos fazendo tudo certo. A taxa de rejeição é o indicador que avalia o comportamento do usuário no site. Quando o visitante entra no site, mas não navega para outras páginas ou conteúdos do site, chamamos de taxa de rejeição. Isso pode ocorrer por inúmeros motivos, inclusive a velocidade com que as páginas carregam, e corrigir estes problemas é fundamental para aumentar a taxa de conversão. 

ROI

O Retorno sobre o investimento (ROI), como o nome mesmo diz mede o retorno que você está recebendo sobre os investimentos em seu negócio. Esse indicador mostra qual ponto está fazendo ganhar ou perder dinheiro, o que ajuda muito na hora de decidir onde seguir investindo ou onde modificar a estratégia. 

Faça uma análise das KPIs que sejam relevantes para alavancar os resultados de seu e-commerce. Tem dúvidas? Entre em contato e teremos prazer em ajudar a melhorar os resultados do seu negócio! 

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Adriano Lucas
Sócio e Head de Marketing

Especialista em E-commerce, Performance, CRM e Vendas. Amante do empreendedorismo e entusiasta de soluções Open Source.

 

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