WooCommerce – Uma boa alternativa ao Magento
Nestes 11 anos de empresa já trabalhamos com diversas plataformas de e-commerce, Open Source e plataformas proprietárias. Utilizamos o Magento desde o seu início, lá na versão 1.4. Hoje ele já está na versão 1.9.2 e com o Magento2 sendo lançado. Pela nossa experiência, sabemos o quanto o Magento é uma ferramenta completa e robusta, capaz de adaptar-se aos mais variados tipos de necessidades. Porém, justamente por ser tão completo, ele acaba por não ser ideal para projetos menores, para lojas virtuais de pequeno porte ou para quem está começando na internet.
Comparando as plataformas disponíveis no mercado, todas sempre atendem melhor em algum aspecto e deixam a desejar em outro ponto. Por isto, estamos sempre buscando nos interar das novidades para saber qual plataforma utilizar em cada caso. Para atender pequenos projetos de e-commerce, estudamos o Woocommerce como uma alternativa ao tão aclamado Magento.
Elencamos alguns pontos fortes do Woocommerce relacionando com funcionalidades que o Magento nativamente não atende, ou se atende deixa um pouco a desejar.
Veja algumas vantagens em utilizar o Woocommerce
Perfomance – O Magento tem um problema crônico de desempenho e velocidade quando não é bem configurado. Com o Woocommerce este problema não acontece. Além disso, exite uma enorme quantidade de plugins que aumentam em até 100x a velocidade do Woocommerce. Só neste quesito, o Woocommerce já ganha bastante pontos, pois esta vantagem representa uma economia significativa com servidores e suporte técnico especializado.
ERP – O Woocommerce integra com dois dos melhores ERP’s do mercado, o Tiny e o Eccosys. Através destes ERP’s é possível sincronizar a loja virtual para gerar notas fiscais de forma simples e rápida.
Marketplace – Integração com um dos principais marketplace do Brasil, o Mercado livre.
Métodos de Pagamento – Além da possibilidade de integrar com todas as bandeiras de cartão de crédito através de gateway, o Woocommerce também possibilita a integração direta. Além, é claro, da facilidade de integrar com todos os intermediários de pagamento (Bcash / Paypal / Moip / Pagseguro). Também integra com o ItaúShopline e com boletos de todos os bancos.
Entrega – Assim como o Magento, ele integra com os Correios e com as principais transportadoras do Brasil.
Cupons de Desconto – Diferentemente do Magento, o Woocommerce não tem esta parte bem resolvida, pois para configurar promoções e descontos é necessário adicionar plugins. Porém para o usuário, isso é imperceptível. Uma vez instalado, dá para criar diversos tipos de promoções.
Parcelas – Simular o valor das parcelas do produto é sempre uma dor de cabeça para quem utiliza o Magento, tanto na página da descrição do produto, quanto nas páginas que listam os produtos, como a home a as páginas de categoria. O Woocommerce possui um plugin que facilita muito exibir o parcelamento para os clientes.
Checkout – No Magento, para adicionar um campo extra no checkout é necessário que se tenha muito conhecimento de programação. Com o Woocommerce é possível escolher quais informações você deseja coletar do cliente na hora da compra. Tudo de forma muito fácil e prática.
Comentários – Avaliações – O Woocommerce conta com um eficiente sistema de lembrete após a compra. Ele avisa as pessoas para fazerem avaliações e comentários sobre suas compras.
Produto com Relógio – Countdown – Ótima ferramenta para quem quer fazer promoções e estimular a compra por impulso.
Status dos Pedidos – É possível através de um plugin pago, personalizar toda a sequência de status da loja.
SEO – A parte que mais importa, pois é através dela que conseguimos resultados. Aliado ao sistema de conteúdo do WordPress, junto com um plugin de otimização, é garantia certa de boas indexações nas primeiras páginas do Google.
Produtos – É possível importar de forma fácil e rápida produtos de uma tabela do excel.
Atendimento Online – Através do Zopim, você pode ter um poderoso sistema de atendimento online. Tire as dúvidas de seus clientes e veja sua conversão aumentar.
Layout – Existem muitos e ótimos layouts disponíveis para compra, o que agiliza bastante o projeto. Porém, nós da Tercerize também podemos desenvolver qualquer tipo de layout especificamente para o seu negócio e o melhor, totalmente responsive.