De acordo com pesquisas recentes, o Pinterest é um dos sites mais visitados da internet, sendo ele composto por mais de 400 milhões de usuários ativos. Com essa grande demanda de popularidade, a plataforma recentemente decidiu permitir que os profissionais de marketing façam anúncios no Pinterest. O que facilitou muito o dia a dia da publicidade, ainda mais atrelada a uma competição relativamente baixa, uma vez que a opção de anúncio ainda é nova na plataforma e ainda não tem tanto público anunciante. 

Contudo, antes de entender como funcionam os “Pins Patrocinados”, vamos dar uma introdução sobre a plataforma para que você entenda como ela funciona e compreender exatamente qual é a sua influência no mundo dos negócios.

O que é o Pinterest?

Pinterest (Android | IOS | Web) é uma rede social com foco no compartilhamento de imagens. Seu layout funciona como um “mural”, onde os usuários da plataforma podem fixar suas fotos inspiradoras em seu perfil. Muitas pessoas utilizam a rede social para se inspirar e buscar novas ideias, seja em imagens de moda, de tatuagem ou até mesmo de marketing. 

Ou seja, o website funciona como um “mural de marcações” onde os usuários marcam com um alfinete conhecido como “pin” as suas imagens favoritas. Dessa maneira, o usuário consegue organizar os seus interesses de forma mais fácil, criando um tipo de quadro de cortiça digital. 

O Pinterest, por sua vez, é uma grande opção para os profissionais que estão em busca de conteúdos novos, pois é possível ver o que os usuários da plataforma estão salvando e o que está sendo postado de determinado assunto. O que permite que os profissionais de marketing tenham uma visão mais abrangente dos assuntos que precisam abordar, visto que 96% dos usuários do Pinterest o utilizam para pesquisar sobre o que querem comprar. Assim, a plataforma tem grande influência para as vendas.

Anúncio no Pinterest

O website ficou ainda mais interessante para o universo do Marketing Digital depois da divulgarem a possibilidade de fazer anúncios dentro da plataforma. Isso porque os CEOs da plataforma notaram uma crescente procura dos profissionais de marketing pela plataforma, uma vez que ela oferece grandes resultados para os interessados. 

Esses anúncios são chamados de “Pins Patrocinados” e são idênticos aos Pins da plataforma. O que diferencia um do outro é que os promovidos aparecem para um público mais amplo, aumentando o alcance e, consequentemente, o engajamento da imagem. Inclusive, quando você anuncia no Pinterest, você tem direito de escolher o público-alvo desejado e ainda tem acesso a posições superiores. 

Além disso, todos os Pins Patrocinados são feitos através do Gerenciador de Anúncios da plataforma. Por meio do Pinterest Ads, você pode gerar mais tráfego para o seu site e será apenas cobrado por cliques. 

Portanto, confira os principais tipos de anúncios no Pinterest Ads.  

Tipos de anúncios no Pinterest Ads

Os tipos de anúncios no Pinterest diferenciam-se em três tipos principais de campanhas. São elas:

  • Campanhas de reconhecimento (awareness): esse tipo de anúncio tem o intuito de colocar os seus Pins na timeline de um público que nunca ouviu falar do seu negócio antes ou nunca interagiu com a sua marca;
  • Campanha de engajamento: nessa opção de campanha é possível incentivar os usuários a se envolver com o seu conteúdo clicando ou marcando “pins” em seus Pins Patrocinados;
  • Campanhas de tráfego: esse tipo de campanha tem o intuito de direcionar as pessoas diretamente para o seu site. 

Segmentação dos anúncios no Pinterest

É claro que para o anúncio ficar ainda mais completo, é preciso escolher um tipo de audiência para cada campanha. Isto é, você poderá segmentar os públicos para fazer que o atingido tenha grandes chances de realizar aquilo que a marca deseja. Seja visitar o seu site, adquirir um produto ou chamar um dos seus profissionais. 

Desse modo, o Pinterest permite que você segmente o seu público das seguintes maneiras: 

  • Por interesse: permite segmentar usuários que tenham os mesmos interesses com base em 420 opções diferentes;
  • Por palavras-chave: segmentação com base nos termos de pesquisa;
  • Dados: segmentação que permite os empresários separe os clientes já existentes, como os usuários que visitaram o seu site ou até mesmo uma audiência semelhante aos seus clientes; 
  • Local: separação por país, estado e cidade;
  • Idioma: usuários de diferentes países;
  • Tipo de dispositivo: separação entre usuários de IOS, Android e Web;
  • Sexo: feminino, masculino ou não-binário.

E os preços?

Por ser uma novidade no mercado, muitos devem estar pensando que anunciar no Pinterest é caríssimo, o que não é verdade. As taxas de cobrança dos anúncios no Pinterest dependem do tipo de campanha escolhida, pois elas se diferenciam na hora de cobrar. Por exemplo, as campanhas de reconhecimento são cobradas pelo CPM, as campanhas de engajamento são cobradas por engajamento e as campanhas de tráfego são cobradas por clique. 

Como também, conforme outras plataformas de anúncios, o Pinterest utiliza o modelo de leilão para lances de anúncios. Portanto, você define o lance máximo que está disposto a pagar. Porém, só é cobrado o mínimo necessário para estar à frente do segundo maior lance. 

Para concluir, as vantagens de anunciar através do Pinterest são inúmeras. Por meio da rede social, é possível conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está buscando inspirações e ideias, aumentar o alcance da sua marca e/ou produto, gerar mais tráfego para o seu site ou conta do Pinterest, melhorar a conversão e ainda impulsionar as vendas da sua loja. Sendo assim, uma excelente estratégia para alavancar os seus negócios. 

Gostou do conteúdo? Se tiver alguma dúvida, basta comentar aqui embaixo ou acessar o nosso site para conversar conosco. Você também pode nos seguir nas redes sociais onde postamos algumas dicas de marketing para os nossos seguidores, bem como novidades exclusivas do mundo do Marketing Digital para vocês.