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Primeiramente vamos entender o conceito. Afinal de contas, eu preciso entender o que é persona para definir minha persona, certo?

Persona é a definição do público que compraria o seu produto ou aquele que você quer que compre o mesmo.

Essa definição é baseada em dados de comportamento, características, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Ela tem que ser finalizada de forma que sejam visíveis as características em comum entre os potenciais compradores.

Portanto, se você já tem uma base de clientes, fica mais fácil ainda iniciar essa análise! Resgate tanto os satisfeitos, quanto os insatisfeitos, pois assim você conseguirá respostas mais assertivas que darão resultados mais definitivos.

definir minha Persona

Público Alvo x Persona

PÚBLICO ALVO

Você deve estar se perguntando: eu conheço Público-Alvo, não é a mesma coisa? Note:

Público-alvo: Homens e mulheres, de 26 a 45 anos, solteiros, graduados em biologia, com renda média mensal de R$ 4.000. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.

Persona: Antônia tem 29 anos, é bióloga recém-formada e autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado e viagens para pesquisas fora do Brasil, pois além de ser necessário, adora viajar. É solteira e no momento está procurando profissionais experientes para auxiliá-la na escolha do melhor mestrado.

Conseguiu notar a diferença?

Público-alvo: pessoas em geral para quem você vende seus produtos ou serviços.

Persona: é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e personalizada.

OBS: Uma empresa pode ter diversas personas, não necessariamente uma.

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POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

Compreender o comprador é fundamental para o desenvolvimento de produtos e para a implementação de estratégias de vendas. Como produzir um conteúdo para vender o produto, se você não sabe quem vai ou como vai procurá-lo?

Temos que entender que não faz sentido você vender carne e oferecer para vegetarianos, se de quem você precisa é do público interessado nesse produto para de fato fechar a venda, concorda?

Quem não consome esse tipo de alimento ou não procura, vai simplesmente ignorar sua loja.

Quer um outro exemplo, bem prático? Você tem uma fábrica de ração animal. Seu público alvo, aquele para qual seu produto se destina, pode ir desde cachorros de grande porte até gatos com problemas renais. Certo? Porém, não são eles que vão comprar o seu produto. Portanto, sua persona será definida através do perfil do tutor deste animal. E sua comunicação seria a mesma para um jovem, solteiro, bem sucedido e atlético que possui um cachorro pit bull e para uma senhora idosa, que mora em um apartamento na periferia e que tem por companhia o gatinho Lulu?

COMO DEFINIR MINHA PERSONA?

A definição deve conter todas as principais características dos compradores do seu negócio, por isso será mais fácil se você fizer as perguntas certas!

Abaixo listamos algumas perguntas que podem ser feitas:

– Quais as características físicas e psicológicas do potencial cliente (quem é)?

– Sobre que tipo de assunto relacionado ao seu produto ele procura?

– O que ele faz no dia-a-dia?

– Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

– Quais são seus objetivos e dificuldades?

– Quem influencia suas decisões?

Enfim, pense em perguntas sobre coisas que quem adquire seu produto busca e como é o dia-a-dia dele.

Não esqueça de detalhar o perfil da persona conforme as respostas das perguntas anteriores:

Nome (fictício, só para organização e melhor entendimento da persona, identificar como uma pessoa real no momento da leitura), sexo, idade, atividade principal, etc.

Agora é só colocar a cachola para funcionar e mãos à obra, bora vender muito!

 

Ainda tenho dúvidas para definir minha persona! – Entre em contato conosco, nós ajudamos você 😀