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O que você precisa saber sobre automação de email marketing

por Adriano Lucas | jun 17, 2020 | Geral | 0 Comentários

O que você precisa saber sobre automação de email marketing

O que é automação de email marketing

Certamente se você possui um negócio, serviço, ou mesmo um e commerce, já se perguntou como tornar o processo de envio de emails em algo mais simplificado e menos manual. É justamente nesse ponto, que nasce a automação de email marketing.

A automação de email marketing consiste no processo de envio automático de emails para cada cliente que preencheu um determinado formulário, e consequentemente, caiu em sua base de leads. Essa técnica vem cada vez mais sendo usada por lojas virtuais que visam aumentar seus resultados.

Vantagens

As vantagens de um fluxo de automação de email marketing são inúmeras. A principal delas é a economia de tempo, pois torna uma tarefa que antes era longa e exaustiva, em algo automático e eficaz. Isso acaba gerando um grande impacto, pois o profissional responsável acaba tendo mais tempo para outras funções inerentes, como o acompanhamento de métricas.

Outro ponto importante de se ressaltar, é a personalização. Diversos estudos mostram o poder de sucesso que campanhas de marketing bem segmentadas exercem. Dessa forma, a automação de email marketing também te permite escolher para quais pessoas determinado conteúdo irá fazer sentido.

Também é importante lembrar o crescimento que isso trará para o seu produto. Desse modo, as automações irão proporcionar um crescimento  em suas vendas, que lhe trarão resultados em um período estipulado de tempo.

O uso no e commerce

Se você possui um e commerce, é fundamental que você adote a estratégia de uma jornada de compras através de email marketing. Para nutrir um lead até o final do funil de vendas, você precisará escolher conteúdos que acompanhem a descoberta, consideração e compra do mesmo.

Além disso, o email marketing poderá ajudar a diminuir a taxa de carrinhos abandonados, através da oferta de novas promoções para o seu cliente em potencial. É uma tática inteligente, e muita usada, pois facilita a finalização da compra, acabando com a indecisão existente anteriormente.

Após adquirir  um cliente, o fluxo também irá permitir uma maior segmentação de produtos a serem exibidos para o mesmo. O histórico de compras poderá ser traçado, e somente produtos relacionados ao gosto do seu lead serão enviados.

Leia: O que é um funil de vendas?

Ferramentas

Claro que para se ter uma boa prática dessa estratégia, será preciso o uso de uma ferramenta confiável e eficiente. Um bom exemplo desse software, é a RD Station. Consolidada entre os serviços de marketing digital mais usados, a RD comporta diversos serviços em uma única plataforma, como fluxos de automação de email marketing, painel de palavras chaves, criação de landing pages, pop ups, e controle de vendas.

Outra ferramenta que podemos citar é o disparador de emails brasileiro All iN, da Locaweb. Assim também, através dele você terá muitos recursos para diversificar a jornada e encantar o seu cliente em cada momento. Suas particularidades te permitem compreender, personalizar e engajar de forma isolada cada um.

Dicas de relacionamento

Para um bom relacionamento com seu cliente, é primordial uma excelente prática de envios de email. Desse modo, algumas réguas de relacionamento poderão ser adotadas. Algumas instruções básicas para esse uso podem ser:

-Email de boas vindas e agradecimento a cada cliente que preencher seus formulários de informações.

-Email para pedido recebido com agradecimento pela compra.

-Aviso de pagamento aprovado, mostrando com segurança que o dinheiro foi processado e o envio será feito com agilidade.

-Pesquisas de satisfação sobre seu atendimento e produto após um determinado período de tempo.

Leia mais: Réguas de Relacionamento – E-commerce

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Adriano Lucas
Sócio e Head de Marketing

Especialista em E-commerce, Performance, CRM e Vendas. Amante do empreendedorismo e entusiasta de soluções Open Source.

 

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