Uma notícia que tem circulado nas últimas semanas, é o recente anúncio do sobre o fim dos likes no Instagram. Notícia essa que deixou muita gente sem entender e principalmente preocupou aqueles que usam a rede de forma profissional. Mas não é exatamente isso que a plataforma quer fazer com o novo formato da rede social, o recurso se chama contagem privada de curtidas.
Neste novo formato, os likes ainda vão existir, mas o número de curtidas será de acesso apenas do dono do perfil que compartilhou o post. Seus seguidores vão poder continuar deixando seus likes, porém não poderão ter acesso a quantidade de curtidas ou a quem mais curtiu a publicação.
Como essa mudança impacta para as marcas e empresas?
Através de curtidas, comentários e compartilhamentos, o instagram entrou para o mundo dos negócios como uma das principais ferramentas de interação da marca com o consumidor. Com isso, as empresas através de métricas e relatórios, mensuram seus resultados e alcance de público. E através destas mesmas informações, empresas encontram perfis que tenham um maior alcance, para representarem as marcas no instagram.
Pessoas que trabalham com a representatividade da marca, como os influenciadores, ainda poderão ter acesso aos seus resultados. Afinal, a quantidade de curtidas apenas não será divulgada, mas ainda estará presente e assim poderão ser entregues relatórios para as marcas.
Com relação a empresas e marcas, já se sabe a algum tempo, que métricas de vaidade já não são a parte mais relevante para mensurar resultados. Comentários, compartilhamentos e principalmente o conteúdo, ganham um maior espaço nas estratégias de marketing. O Instagram pode de se tornar uma ferramenta ainda mais importante no mundo dos negócios com o fim dos likes. Sem as curtidas, o compartilhamento de conteúdo será realmente por interesse do usuário e não somente por ter uma grande quantidade de likes.
A nova função da rede social está em teste no Canadá e ainda não há prazo de ser liberada para todos. O objetivo principal deste novo formato, é fazer com que o número de curtidas não seja a coisa mais relevante do aplicativo. A intenção é aumentar o número de publicações e compartilhamento de conteúdo sem ter o interesse focado somente em gerar popularidade.