Nas últimas semanas tem se falado muito sobre as mudanças que vão ocorrer nas redes sociais. O Facebook, que é a rede com o maior número de usuários no mundo, vai ter sua interface toda reformulada. Mas quais serão essas mudanças na interface do Facebook?

O Facebook terá uma grande mudança em seu design, as cores que sempre foram tradicionalmente azuis, se tornam brancas. O feed ganha um espaço mais limpo e simples e o próprio logo recebe um novo design. Essa atualização logo já estará disponível em todos os celulares, já para o desktop ainda vai levar alguns meses.

perfil-interface-facebook

Os ícones dos grupos e eventos vão ganhar um espaço bem em cima da página. No botão notificações, haverá uma unica aba com todas as notificações, sem redirecionar para uma nova página. O Messenger que é integrado ao Facebook, vai ser integrado ao Instagram e ao próprio Whatsapp, com uma versão para desktop. O seu design também será renovado e assim como o Whatsapp, terá suas conversas criptografadas. O ambiente vai ser mais seguro e confiável, segundo a empresa, todo o conteúdo do messenger será restrito somente ao usuário, sem a possibilidade sequer dos próprios desenvolvedores terem acesso.

notificacoes-interface-facebook

Quais as novidades da rede para o marketing?


As mudanças na interface do Facebook vão muito além da mudança de cores. Para quem trabalha com marketing no Facebook e ainda não tem uma estratégia para grupos, é um momento para começar. A rede social vai dar um foco maior aos grupos, onde a própria rede vai sugerir diferentes grupos para o usuário fazer parte. Os grupos além de ganharem uma aba em destaque junto com os outros ícones, ganharam um feed. Todos os acontecimentos, notificações e sugestões de grupos ao usuário estarão presentes em uma unica aba. É uma boa oportunidade para se incluir em mais essa vertente que o Facebook proporciona para quem investe no seu negócio pela rede.

grupos-interface-facebook

Essas novidades foram apresentadas na conferência F8, que é uma conferência realizada anualmente pelos desenvolvedores do Facebook. No evento deste ano, Mark Zuckerberg apresentou as principais mudanças não só do Facebook e messenger, como do Instagram e Whatsapp. O objetivo principal é tornar os aplicativos mais rápidos, simples e de uma maior imersão.