Saiba a diferença entre ROI e CAC
Para empreender e manter-se vivo nos negócios, sejam eles físicos ou online, é preciso audácia e proatividade, instinto para sobreviver no mercado ajuda certamente, mas também é fundamental conhecimento. Ter em mente alguns conceitos e métricas pode facilitar enormemente na tomada de decisão e garantir o futuro dos negócios, ainda mais em um panorama de concorrência acirrada e menor poder de compra dos clientes. Hoje vamos nos concentrar em dois fundamentos definitivos para o planejamento empresarial.
O primeiro é o ROI, a sigla em inglês para Return on Investment, que em português é traduzida como Retorno sobre Investimento. O ROI é uma métrica usada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Ou seja, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido em um investimento, e o montante de dinheiro aportado. O cálculo serve para inúmeros propósitos. Pode ser usado para ajudar na definição de investimentos em novos negócios, por exemplo. Serve, ainda, para quantificar como os investimentos em marketing podem contribuir para os resultados de uma empresa, além de indicar o tempo provável do retorno financeiro dessas ações. Na publicidade online, especificamente, a fórmula demonstra a relação do custo de campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads.
Na outra ponta, com a função básica de demonstrar se o foco dos esforços está correto encontra-se o chamado Custo de Aquisição de Cliente – CAC, originalmente, Customer Aquisition Cost. Ele é definido pela soma de todos os gastos em marketing e vendas, dividida pelo número de clientes obtidos no mesmo período. Fazer este cálculo é importante, para verificar a efetividade de suas estratégias de crescimento. Em geral, o quociente dessa operação demonstra que o custo de expandir o tamanho do seu mailing é enormemente maior do que o de explorar a base de clientes que você já tem. Os esforços para se tornar uma opção a ser considerada por um novo público envolve grandes esforços, leia-se investimento de tempo e dinheiro. Enquanto, algumas medidas de estímulo para quem já confia na empresa podem trazer resultados maiores e mais efetivos. Mas, claro, que isso depende da fase de vida do seu negócio, por isso da importância deste controle.