Você já deve ter ouvido falar da palavra “A-commerce” (automated commerce), que nada mais é na sua tradução que “comércio automático”. ou o que podemos chamar de automação dos processos. Mas o que exatamente significa essa automação dos processos de venda?
O a-commerce é uma tecnologia de automação de processos comerciais, que cada vez mais cresce no varejo. O objetivo do a-commerce é o aumento da prospecção de clientes e vendas, além do controle de todo o processo de venda, como as entregas, negociações e novas oportunidades de negócios.
Ficou interessado e quer saber mais? Segue a leitura desse texto que vamos te contar todas as novidades e tendências no mercado do varejo.
Processos de compras automatizados
A ferramenta de pós venda como o CRM, de gestão como o ERP e as plataformas de análises de dados, são ferramentas já muito utilizados para melhorar a eficácia no processo de vendas. O a-commerce é uma tecnologia de automação dos processos de venda, onde você vai prospectar, negociar, vender e entregar os serviços com inteligência artificial. Quem já tem seu e-commerce, vai encontrar no a-commerce a agilidade para seguir seu processo de prospecção e vendas.
Não é novidade que depois das redes sociais, a interação do cliente com a empresa cresceu muito. Nos próximos anos, cada vez mais essa aproximação do cliente com a empresa irá se ampliar, assim como os clientes vão buscar cada vez mais por atendimentos personalizados e práticos para o seu dia a dia.
Mas o que exatamente significa esse comércio automático, com inteligência artificial? Como já foi citado, os clientes buscam por agilidade e praticidade, por isso, cada vez mais vão buscar meios que simplifiquem seus processos de compra. Ferramentas de inteligência artificial, como chatbots, já são utilizados e cada vez mais vão substituir os processos de compra e venda de forma automática.
Por serem atendimentos personalizados, essa inteligência artificial será acompanhada e programada por assistentes pessoais. Mas a ideia para
um futuro próximo, é esse processo ser feito pelo próprio cliente através desses mecanismos, sem necessidade de um vendedor.
Chatbots
Chatbot é um tipo de sistema de inteligência artificial programada. Através de chatbots é possível a comunicação de um humano com a máquina. Sendo programados para responderem as interações conforme forem as solicitações do cliente.
O chatbot é um grande facilitador para gerar agilidade e objetividade no processo de vendas. Ele atende às solicitações de usuários sem necessariamente ter que redirecionar para um site ou blog. Você pode ter acesso a um chatbot através das próprias redes de uso diário como o facebook, instagram ou whatsapp. Com o auxílio do Big Data, a inteligência artificial terá uma ampla quantidade de conteúdo para a busca do cliente.
Outra novidade que vem com o a-commerce, é a de ampliar essa tecnologia para o comércio nas lojas físicas. Já existem algumas possibilidades de realizar pagamentos através de dispositivos móveis, com inteligência artificial e visão computacional.
Futuro do Varejo
Como dito no texto esse tipo de comércio automatizado já está sendo usado e tem um crescimento constante. São novidades para todos os nichos e principalmente para todo o tipo de empreendimento, seja de pequeno ou grande porte. É importante manter-se atualizado e se integrar a essas novidades, pois serão o futuro do varejo.
Para começar, invista em CRM, chatbots e se você ainda não tem um loja virtual, está na hora de investir em um e-commerce. Gostou das novidades e precisa de ajuda com o seu negócio? A Tercerize é a empresa certa para te ajudar, entre em contato conosco e aumente os resultados do seu negócio.